Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Jacinto Lucas Pires vence Grande Prémio de Literatura DST

O escritor Jacinto Lucas Pires venceu hoje o Grande Prémio de Literatura DST, no valor de 15 mil euros, com a obra 'O verdadeiro ator', anunciou a promotora da iniciativa.
18 de Abril de 2013 às 17:47
Jacinto Lucas Pires (n. 1974) vai receber o prémio durante a Feira do Livro de Braga
Jacinto Lucas Pires (n. 1974) vai receber o prémio durante a Feira do Livro de Braga FOTO: Bruno Simão

O Grande Prémio de Literatura do grupo DST (Domingos da Silva Teixeira), que este ano contou com 120 obras de prosa a concurso, é promovido anualmente e tem como objetivo a distinção da melhor obra nacional publicada no biénio anterior, "no sentido de abranger um maior espetro na produção literária", explica a organização.

A distinção é conferida alternadamente, a obras em em prosa e poesia.

O júri do concurso, presidido por Vítor Aguiar e Silva, justifica a distinção atribuída à obra de Jacinto Lucas Pires justifica-se pela "agilidade e segurança nas narrativas, a par da elaboração formal em que relevam elementos de apuramento estético e inovação, que confirmam o autor como um dos nomes a valorizar na ficção portuguesa do presente".

Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo DST, a atribuição deste prémio "revela o empenho [do grupo empresarial] no apoio e na promoção da cultura portuguesa, estimulando de forma decisiva a produção literária em Portugal".

Em 2008 Jacinto Lucas Pires recebeu o Prémio Europa-David Mourão Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões.

No percurso literário do autor nascido no Porto e residente em Lisboa, destacam-se romances como 'Perfeitos Milagres', em 2007, 'Do Sol', em 2004, ou 'Universos e Frigoríficos', em 1998.

O prémio com o valor de 15 mil euros vai ser entregue ao autor na abertura da Feira do Livro de Braga, em novembro.

Cultura Literatura Prémio Literário Jacinto Lucas Pires Feira do Livro de Braga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)