Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

James Bond renasce

James Bond já não é o que era: em pleno século XXI, ressurge com pouco mais de 30 anos, trabalha para uma organização secreta criada após o 11 de Setembro de 2001, usa smartphones e bebe bourbon. No ano em que faz meio século que Sean Connery se estreou na pele do espião criado por Ian Fleming, com o filme já clássico ‘007 – O Agente Secreto’, chega agora às bancas um novo livro, que relança a saga.
9 de Abril de 2012 às 01:00
 ‘Carta Branca’ rejuvenesce agente secreto que volta em Novembro no filme ‘Skyfall’
‘Carta Branca’ rejuvenesce agente secreto que volta em Novembro no filme ‘Skyfall’ FOTO: D.R.

‘Carta Branca’ (editado pela Porto Editora) é a 22ª obra sobre James Bond desde a morte de Fleming, mas uma das primeiras em que a personagem assume definitivamente traços renovados – a anterior, ‘A Essência do Mal’, de Sebastian Faulks, foi lançada em 2008, mas voltava à Guerra Fria. Agora, apesar de trabalhar à margem do MI6 e do Ministério da Defesa, ‘007’ ainda defende sua majestade e as ameaças remetem para receios globais recentes: é aliás o alerta para um atentado no Afeganistão que põe o espião a agir.

Com um ritmo desenfreado e muito atento aos detalhes, ‘Carta Branca’ é escrito pelo autor de thrillers Jeffery Deaver, que começou a ler livros desta saga aos oito anos. Famoso pelo policial ‘O Coleccionador de Ossos’, o americano assume no livro o seu gosto pelo agente: "Quanto a semelhanças entre a vida de Bond e a minha, admito que há algumas. Gosto de carros velozes."

‘Carta Branca’ surge sete meses antes de Daniel Craig voltar aos cinemas, pela terceira vez, para uma nova aventura: dirigido por Sam Mendes, o até agora sigiloso ‘Skyfall’ vai pôr Bond a enfrentar o passado de ‘M’ (Judi Dench), com um orçamento explosivo de 150 milhões de euros a servir de suporte. Meio século depois, ‘007’ está como novo.

007 JAMES BOND EXPIÃO CARTA BRANCA LIVRO CINEMA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)