Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

James no Porto

O grupo britânico James é uma das atracções do festival Super Bock Super Rock (SBSR) no Porto. A banda de Tim Booth e Saul Davies actua a 4 de Julho no Parque da Cidade, palco da edição nortenha do festival. Portugal torna-se assim um dos países a escutar em primeira mão as canções do novo álbum do grupo, ‘Hey Ma’, com data de edição agendada para Abril.
8 de Março de 2008 às 00:30
Na sua 14.ª edição, o SBSR retoma moldes já experimentados em anos anteriores e, além de Lisboa, terá também dois dias de música no Porto. Além de dia 4, o SBSR da Invicta ainda concertos no dia 5. Lisboa tem já confirmadas as presenças de Iron Maiden, Slayer e Avenged Sevenfold, a 9 de Julho.
Uma das mais importantes bandas dos anos 90 (apesar de formados na década de 80), os James têm uma relação especial com Portugal. O vocalista Tim Booth tem uma irmã a viver no nosso país e o guitarrista e violinista Saul Davies é casado com uma portuguesa, mãe dos seus filhos. O músico viveu alguns anos no Norte do País, tendo produzido o álbum de estreia dos portugueses EZ Special.
Conhecidos pela facilidade com que protagonizam ‘jams’, facto que impressionou o produtor Brian Eno e o levou a produzir dois álbuns, ‘Laid’ (’93) e o experimental ‘Wah Wah’, em ‘94, os James são autores de êxitos como ‘So Long Marianne’, ‘She’s a Star’ e ‘Seven’, entre outros. Apesar do êxito, o grupo separou-se em 2001, mas voltou a reunir-se o ano passado. Portugal assistiu ao regresso do grupo, que protagonizou um dos pontos altos do festival Sudoeste.
Ver comentários
C-Studio