Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Jason Mraz: "Será uma noite muito divertida"

Cantor americano actua esta segunda-feira em Lisboa, no Parque das Nações. Famoso pelo tema 'I'm Yours', Jason Mraz vem agora apresentar as canções de 'Love is a Four Letters Word'.
18 de Novembro de 2012 às 01:00
jason mraz, concerto, entrevista, i'm yours, folk, pop, reggae
jason mraz, concerto, entrevista, i'm yours, folk, pop, reggae FOTO: Mariline Alves

Como está a correr esta digressão? Acha que tem sido um sucesso?
Sim, um grande sucesso. Na digressão pelos Estados Unidos, que terminou agora, tocámos para quase 500 mil pessoas. Todos cantavam e espalhavam amor. Foram noites com muita variedade, desde composições acústicas, passando pelas grandes ‘jam sessions’, participações do público… Foi muito divertido.

O seu último concerto é no dia 11 de Dezembro em Nova Iorque. O que vai fazer depois?
Vou trabalhar noutro álbum. Assim que o ano acabar, vou passar algum tempo com a minha família e os meus amigos e em 2013 vou trabalhar muito para tentar fazer um novo disco, para que este saia rapidamente e eu possa voltar à estrada.

Como tem sido a resposta dos fãs ao seu último álbum ‘Love is a Four Letter Word’?
Tem sido óptima. Nos EUA vendemos mais de três milhões de singles de ‘I Won’t Give Up’ e tive muito feedback positivo em relação ao álbum. Adorei tocá-lo todas as noites. As pessoas cantam as músicas connosco e só por isso já me sinto muito grato.

Sente-se triste por saber que por vezes ‘Amor’ não é a palavra com quatro letras mais usada pelas pessoas?
Essa é uma pergunta difícil… A língua acaba por nos moldar e eu começo por enaltecer isso mesmo neste disco. Eu sinto que tenho como missão pessoal tentar descobrir o que é o amor. Aquilo que eu concluo é que ‘amor’ significa partilha. Partilharmos o nosso tempo, a nossa energia, os nossos recursos. Muitas vezes, as palavras que usamos estão ligadas ao medo e à exaustão, mas acho que as pessoas estão a ficar mais fortes. Quando ajudam alguém, o medo desaparece e essa palavra com quatro letras desvanece-se.

Sente que tem evoluído não só enquanto músico mas também enquanto pessoa?
Sim, principalmente com este álbum. Sempre que acabo um disco penso que já usei todas as minhas ideias. Mas este disco fez-me perceber que a minha voz está mais forte do que nunca.

‘I’m Yours’ é das músicas mais cantadas pelos jovens de todo o Mundo. Como se sente quando pensa que influencia toda uma geração através da sua música?
Agradecido por o Universo me ter dado esta oportunidade. Eu não fico com os louros, sei que é por causa da música em si. Acho que uma canção como ‘I’m Yours’ chegou ao Mundo com a mensagem certa, na altura certa.

O que podem os portugueses esperar do seu concerto no dia 19 de Novembro no Pavilhão Atlântico?
Será uma celebração da nossa humanidade, força e amor pelo nosso mundo natural, pelos nossos irmãos e irmãs. Vai ser uma noite íntima e de introspecção, mas também muito divertida, com improvisação e dança.

jason mraz concerto entrevista i'm yours folk pop reggae
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)