Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Jazz invade Guimarães

Com um concerto de Bob Brookmeyer New Art Orchestra, inicia-se hoje no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor o Festival de Jazz de Guimarães.
10 de Novembro de 2005 às 00:00
O evento, que se prolonga por duas semanas, compreende sete concertos, alguns dos quais se revestem de grande expectativa. São os casos do pianista Jason Moran em solo e com o quarteto de Ralph Alessi (amanhã) e o conjunto Art Ensemble of Chicago, que se apresentará sábado, com toda a sua carga de fantasia.
Asegunda parte do festival, a partir de dia 16, inclui quatro concertos e mais duas orquestras, a de Maria Schneider que encerra o Festival (dia 19), e a da Danish Radio dirigida por Katrine Madsen (18). Os quartetos de Jason Lindner (pianista) e do saxofonista Dave Liebman estarão em palco nos dias 16 e 17, respectivamente.
Guimarães vai receber assim sete concertos de grande nível, com intervenientes vanguardistas como o Art Ensemble of Chicago, ou moderados, como Bob Brookmeyer e Maria Schneider. Jason Moran, por seu lado, é um dos melhores pianista do jazz actual e como Ralph Alessi ‘afina’ pelo modernismo não radical. David Liebman é um ‘veterano’ que mantém viva a memória de Miles Davis, com quem tocou, e do seu ídolo John Coltrane.
Ver comentários