Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Joana Vasconcelos leva 'Casarão' ao Brasil

A artista plástica Joana Vasconcelos expõe ‘Casarão’, a partir da próxima segunda-feira, na Casa Triângulo, na cidade de S. Paulo, no Brasil, onde esteve patente pela última vez há dez anos.

24 de Março de 2014 às 18:28
Uma das obras que Joana Vasconcelos apresenta no Brasil
Uma das obras que Joana Vasconcelos apresenta no Brasil FOTO: D.R.

Em comunicado, o ateliê da artista explica que o título da mostra, ‘Casarão’, é inspirado na telenovela brasileira homónima, realizada por Daniel Filho e Jardel Mello, em 1976, transmitida em Portugal em 1978, que contava no elenco com os atores portugueses Laura Soveral e Tony Correia.

A exposição, que estará patente até 10 de maio, apresenta “mais de 20 novas obras concebidas” propositadamente para esta mostra, segundo o comunicado do ateliê, que destaca a peça ‘Aquarela’, uma nova obra da série ‘Tetris’.

Outras telenovelas brasileiras inspiram títulos de peças de Joana Vasconcelos, como as relacionadas com o banheiro, que “compõem as obras ‘Medusa’ e ‘Água Viva’”.

A exposição inclui ainda três caixas – Catuaba, Delícia e Cravo e Canela –, revestidas a azulejo, que se encontram “dispostas na parede, à altura do nosso olhar, tal como pinturas que outrora se assumiam como janelas abertas ao mundo”.

Cultura Artes Plásticas Joana Vasconcelos Joana Vasconcelos expõe no Brasil
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)