Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

João Diogo Fera conquista Orelha de Ouro

Muitos portugueses estiveram em Olivença na Feira do Toiro que terminou domingo.
13 de Setembro de 2005 às 00:00
Vitor Mendes
Vitor Mendes FOTO: Marques Valentim
No dia 8, estiveram em grande plano João Moura Filho e Andy Cartagena, com três orelhas cada, e João Moura, premiado com uma.
Sábado, saíram triunfadores da novilhada o experiente Israel Lancho, (4 orelhas) e o jovem Alejandro Talavante (2) saindo ambos em ombros. Menos feliz, Cayetano ao cortar uma orelha e não confirmar as proclamadas qualidades.
Integrada no programa da feira, entre outros eventos, realizou-se a homenagem à ganadaria Palha, com brilhante intervenção do coronel José Henriques e do matador Vítor Mendes.
Um dos grandes momentos foi a novilhada sem picadores na qual alternaram alunos das escolas taurinas de Badajoz e Vila Franca, na disputa do 10.º Troféu Orelha de Ouro, iniciativa da revista portuguesa ‘Novo Burladero’. Saiu vencedor o vila-franquense João Diogo Fera que, após meritória faena, foi premiado com uma orelha, numa renhida competição com Manuel Lários, da Escola de Badajoz, que também cortou uma orelha.
Das seis faenas, deixou excelente impressão o português Diogo Santos, aluno de Badajoz, que esteve muito feliz a matar, acabando por se ferir com o próprio estoque, sendo o novilho estoqueado por Manuel Isquiero. O outro português, David Ferreira, mostrou-se algo nervoso e de alguma ‘verdura’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)