Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

JOÃO GILBERTO NOS COLISEUS DE LISBOA E PORTO

Depois da recente visita a Portugal de Ney Matogrosso, é agora a vez de outro veterano da Música Popular Brasileira vir até nós. João Gilberto, um dos maiores cantores e compositores da música brasileira, actua dia 19 de Junho no Coliseu do Porto e dois dias depois no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
13 de Fevereiro de 2003 às 00:00
Verdadeiro ícone da música brasileira, João Gilberto publicou o seu último disco em Portugal no ano 2000, sugestivamente intitulado “João Voz e Violão”.

Nascido em Salvador da Baía em 1931, João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira começou a tocar viola aos 14 anos e mudou-se em 1949 para o Rio de Janeiro onde actuou como solista do grupo vocal Garotos da Lua.

Em 1958 gravou um disco contendo os temas “Chega de Saudade” e “Bim-bom” que viriam a chamar a atenção do mundo artístico para a forma intimista e sentida de um cantor que depressa foi considerado “único”. Hoje é, juntamente com António Carlos Jobim, um dos nomes que marcou o movimento da Bossa Nova.

Autor de temas como “Desafinado” ou “Garota de Ipanema”, provavelmente duas das canções brasileiras mais conhecidas de sempre do público, João Gilberto trabalhou, ao longo da sua carreira, com nomes como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque.

A discografia de João Gilberto, iniciada precisamente com “Chega de Saudade” inclui um total de 16 álbuns. E já se sabe que um espectáculo seu é feito de um pouquinho de história do Brasil. Para confirmar em Junho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)