Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

João Raquel quer ser maestro internacional

Português apela ao voto dos portugueses num concurso que conta com mais de 100 concorrentes.
Ana Maria Ribeiro 18 de Junho de 2017 às 04:40
João Domingos Marques Raquel é maestro da Banda Filarmónica de Óbidos
João Domingos Marques Raquel é maestro da Banda Filarmónica de Óbidos FOTO: Vítor Neto
Começou a estudar música com sete anos e agora, aos 40, tem o sonho de se lançar profissionalmente no circuito internacional de direção de orquestras sinfónicas. João Raquel, o benaventense que iniciou os estudos musicais como trompetista, precisa do apoio dos portugueses para chegar aos cinco finalistas de um concurso internacional para maestros a decorrer até agosto. Para o ajudar, basta votar em João Domingos Marques Raquel, até ao início desse mês, em www.musicum.net/votar.

Com votos suficientes e aprovação nos testes que tem "enviado ao júri do concurso", o atual maestro da Banda Filarmónica de Óbidos (e estudante em direção de orquestra, em Huelva, Espanha) poderá chegar aos cinco finalistas do ‘Bravo Maestro’. "São 120 maestros de todo o Mundo a concorrer", revela João Raquel ao CM. "A final é em Huelva, no início de agosto, e o vencedor vai ao Paraguai dirigir um concerto da Orquestra Nacional desse país. É um desafio muito aliciante."

Esse espetáculo - gravado em CD - abrirá as portas ao vencedor para se lançar internacionalmente. É o grande objetivo do maestro português.

"Já me internacionalizei como maestro de banda filarmónica, mas gostaria de entrar na direção de orquestras sinfónicas por esse Mundo fora. Seria um sonho", conclui. E, quem sabe, seguir os passos de Joana Carneiro, a mais internacional maestrina portuguesa. À frente da Orquestra Sinfónica Portuguesa ganhou, nos últimos três anos, 87 mil euros. A este valor acrescem vários milhares de euros consoante as produções realizadas.
João Raquel maestro internacional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)