Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Jorge Pelicano vence no Doclisboa

O grande vencedor do Doclisboa foi Jorge Pelicano com a longa-metragem ‘Pare, Escute, Olhe’ que se desenvolve em torno do encerramento de parte da linha do Tua e de um Portugal vítima de promessas políticas oportunistas. O anúncio do Palmarés foi feito este Sábado na Culturgest, em Lisboa.
25 de Outubro de 2009 às 00:30
Autor de ‘Pare, Escute e Olhe’
Autor de ‘Pare, Escute e Olhe’ FOTO: Mariline Alves

“É uma felicidade muito grande, mas é também tempo de reflectir sobre o conteúdo do documentário”, disse ao CM, Jorge Pelicano que hoje recebeu também três prémios no Cine’Eco, em Seia – Grande Prémio Ambiente, Prémio Especial da Juventude e Prémio Especial de Lusofonia.

Na competição internacional, o Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa-metragem foi atribuído ao documentário ‘Petition’ de Zhao Liang. O prémio CGD para melhor primeira obra foi atribuído ao documentário October Country de Michael Palmieri e Donal Mosher que examina a violência latente na sociedade americana. O documentário ‘Mirages’ de Olivier Dury foi distinguido como melhor média-metragem e ’10 min’ de Jorge Léon como melhor curta-metragem.

Na competição portuguesa, ‘Pare, Escute, Olhe’ de Jorge Pelicano foi distinguido para o Prémio Tobis para melhor longa-metragem, Prémio para melhor montagem e Prémio IPJ Escolas para o melhor filme da Competição Portuguesa.

Na categoria investigações, o Prémio SIC Notícias para melhor documentário de investigação foi para ‘The Revolution that wasn´t’ de Aliona Polumina que evidencia a queda das ideologias humanistas da ex-União Soviética.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)