Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

José Manuel Neto e Flak em concertos no São Jorge

O que une José Manuel Neto, Flak e Pedro Jóia é a guitarra e, é esse o instrumento que os levará a partilhar em Fevereiro e Março o palco da sala dois do cinema São Jorge, em Lisboa, numa série de concertos intitulada ‘Sexta, meia-noite e uma guitarra’.
6 de Janeiro de 2010 às 18:30
José Manuel Neto é um dos artista da iniciativa
José Manuel Neto é um dos artista da iniciativa FOTO: D.R.

O evento, que decorrerá todas as sextas-feiras, de 5 de Fevereiro a 5 de Março, “não é um festival de guitarra”, disse Luís Varatojo, músico e guitarrista responsável pela iniciativa. “A guitarra é um ponto de partida para criar livremente em vários espectáculos”, explicou o artista em declarações à agência Lusa.

 

‘Sexta, meia-noite e uma guitarra’ começa a 5 de Fevereiro com o músico José Manuel Neto, que acompanha vários fadistas e, que contará com a participação de Camané, na noite ‘Tons de Fado’.

 

 Para dia 12 de Fevereiro a proposta é diferente. Na noite denominada ‘Estórias de uma Lisboa fora de si’ André Louro e João Lima, guitarrista dos Oquestrada, irão musicar alguns vídeos do cineasta Edgar Pêra.

 

  ‘Osso Vaidoso’ é projecto para apresentar a 19 de Fevereiro e resulta do trabalho do guitarrista Alexandre Soares com Ana Deus.

 

 

A fechar a programação, Flak, guitarrista dos Rádio Macau, interpretará uma banda sonora que compôs há cerca de um ano para o filme de Leitão de Barros, ‘Lisboa, crónica anedótica’, de 1930.

 

O artista Luís Varatojo sublinhou a importância deste tipo de eventos e revelou que espera que “aconteça anualmente”.

O projecto, é também o primeiro evento de Antena Portuguesa, que Luís Varatojo idealizou juntamente com João Aguardela, e que Varatojo quis continuar depois da morte do músico.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)