Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Jovens em busca do sonho

"Imagina que estão três mil pessoas a aplaudir-te", sugeriu o realizador José Carlos de Oliveira a uma das candidatas a actriz que ontem acorreram ao casting para o filme ‘Quero Ser uma Estrela’, no Fórum Lisboa. Liliana, jovem da Amadora, mulata bonita de 17 anos e cabelo frisado, acedeu ao apelo e a pose para a fotografia, com olhar a condizer, não se fez esperar.
9 de Maio de 2009 às 00:30
Dezenas de raparigas acorreram ontem ao casting para novo filme
Dezenas de raparigas acorreram ontem ao casting para novo filme FOTO: Natália Ferraz

Este foi só um dos muitos momentos da selecção de uma futura actriz, que co-protagonizará com Dalila Carmo a longa-metragem que José Carlos de Oliveira rodará em Maputo, Moçambique. Requisitos das candidatas? Idade entre os 16 e os 18 anos, jovens mulatas ou negras e com um sonho de vida: serem uma estrela, como no título do filme. "Esse é mesmo o denominador comum: todas elas querem ser estrelas", confirmou o realizador.

Num dia de selecção, entre mais de 50 jovens (sobretudo de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Portugal), ainda apareceram raparigas brancas e outras fora da faixa etária pedida. Quase todas sozinhas, sem os pais – um encarregado de educação pode acompanhar a escolhida em Maputo –, fizeram testes fotográficos para a co-produção com a TVI entre conversas breves com o cineasta.

"Para a fase final de casting [na próxima sexta-feira, também no Fórum Lisboa], quero escolher cerca de 12 raparigas que terão de interpretar o texto que lhes der", explica Oliveira.

Ontem, a expressão para as câmaras (de vídeo e fotográfica) deu já muitas pistas ao cineasta. E, apesar do nervosismo natural, a confiança das adolescentes não esmoreceu. "Este é mesmo o meu sonho de vida", garantiram, quase em uníssono ao CM as aspirantes a ‘estrela’.

DEPOIMENTOS

"TAMBÉM EU QUERO SER UMA ESTRELA": Liliana 17 anos, Amadora

Também eu quero ser uma estrela, como a personagem do filme. Gostava de ser modelo – e já faço uns trabalhos – e de fazer um curso de representação. Quero ir mais longe. Estou um bocadinho nervosa, mas confiante."

"DESEJO SER ACTRIZ DESDE CRIANÇA: Jossara 19 anos, Cabo Verde

Soube do casting pelo Correio da Manhã e uma amiga inscreveu-me. Desejo ser actriz desde criança. Hoje há mais oportunidades para jovens como eu. Já sofri com o racismo, mas gosto muito da minha cor e da minha raça."

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)