Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Jovens invadem Zambujeira

Festival Sudoeste arrancou com a receção ao campista.
Xavier Pereira 4 de Agosto de 2016 às 08:33
Festivaleiros na chegada ao recinto
Festivaleiros na chegada ao recinto FOTO: Luís Guerreiro
Até ao próximo domingo, todos os caminhos vão dar à Zambujeira do Mar, em Odemira. Na quarta-feira, milhares de festivaleiros vibraram com as sonoridades eletrónicas do dia de receção ao campista do festival Sudoeste.

"Está a ser fantástico", disse ao CM Pedro Roque, de 18 anos, que partiu no passado sábado de Cascais para a vila alentejana. Como ele, outros tantos milhares de jovens que, de todo o País, têm chegado à Herdade da Casa Branca nos últimos dias.

Se à noite as atenções se centram nos concertos, durante o dia a praia ou o recinto do campismo são os locais eleitos para relaxar. Ontem, quando ainda muitos iam montando as tendas, no palco principal ultimavam-se os últimos pormenores para aquela que seria a primeira noite de concertos, com a dupla Duvbbs como cabeça de cartaz. Mas enquanto a música não chegava, os milhares de festivaleiros preparavam-se o melhor que podiam para a primeira noite de festa, nomeadamente com um bom banho. "Está gelada", disse a lisboeta Leonor Figueiredo, de 17 anos, à saída de uma das áreas de chuveiro para, de seguida, acrescentar que "faz parte do espírito do festival".

Para muitos jovens a semana do Sudoeste é um programa de férias diferente e alternativo. "Está a ser espetacular", resumiu Diogo Santos, 23 anos, no festival pela segunda vez. "O melhor é o convívio e o ambiente de festa entre amigos e as pessoas que conhecemos aqui e que vêm de todo o País", acrescentou o jovem de Lisboa.

O festival assinala este ano a 20ª edição e, para o efeito, além dos três palcos já habituais, tem este ano um quarto que pretende aliar a música tocada ao vivo com um grupo de dança, os Jukebox Crew.
Zambujeira do Mar Pedro Roque Cascais País Herdade da Casa Branca Leonor Figueiredo Diogo Santos
Ver comentários