Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

KIDMAN ELEITA MELHOR ACTRIZ

Nicole Kidman foi ontem eleita a melhor actriz de 2002 pela Academia Britânica do Filme e das Artes Televisivas (BAFTA) pela sua interpretação no filme “As Horas”, do realizador Stephen Daldry.
24 de Fevereiro de 2003 às 08:37
KIDMAN ELEITA MELHOR ACTRIZ
KIDMAN ELEITA MELHOR ACTRIZ
Os prémios BAFTA são os mais importantes galardões da Sétima Arte a seguir aos Óscares de Hollywood, cuja 75.ª edição decorrerá no próximo dia 23 de Março.

“As Horas” foi o terceiro filme mais nomeado aos Óscares deste ano, com nove nomeações, entre as quais Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz (Nicole Kidman), Melhor Actor Secundário (Ed Harris) e Melhor Actriz Secundária (Julianne Moore).

O actor irlandês Daniel Day-Lewis foi distinguido com o prémio BAFTA para o Melhor Actor, pelo seu desempenho no filme “Gangs de Nova Iorque”, de Martin Scorsese, película que recebeu dez nomeações para os Óscares deste ano.

Em destaque na edição da entrega dos BAFTA, esteve também Roman Polanski, que recebeu o galardão referente ao Melhor Realizador, com o filme “O Pianista”, com o qual é candidato aos Óscares para o Melhor Filme e Melhor Realizador.

“O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” conquistaram três prémios da Academia Britânica do Filme e das Artes Televisivas, nomeadamente: Melhor Guarda-Roupa, Melhores Efeitos Especiais e o galardão “Orange Film” do ano.

O prémio para a Melhor Actriz Secundária foi entregue a Catherine Zeta-Jones, pelo seu papel na comédia musical “Chicago”, de Rob Marshall, a película mais nomeada aos Óscares deste ano, com treze hipóteses de estatuetas.

Quanto ao BAFTA para o Melhor Actor Secundário, coube a Christopher Walken, pela sua participação no filme “Apanha-me Se Puderes”, de Steven Spielberg.

Pedro Almodóvar conquistou dois galardões, Melhor Argumento Original e Melhor Filme Estrangeiro, com a película “Fala Com Ela”, tendo aproveitado o momento para lançar um apelo contra a guerra no Iraque. “Há que parar este Exército de obscuridade”, afirmou o realizador espanhol, que também está nomeado ao Óscar de Melhor Realizador deste ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)