Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Landum pede 5 milhões por canção usurpada

Gusttavo Lima terá gravado o tema ‘Que mal te fiz eu?’ sem pedir autorização e cortando uma parte da letra.
Ana Maria Ribeiro 30 de Março de 2017 às 08:18
Ricardo Landum
Gusttavo Lima
Ricardo Landum
Gusttavo Lima
Ricardo Landum
Gusttavo Lima
O compositor português Ricardo Landum – responsável por alguns dos grandes êxitos de Tony Carreira, e não só – está a processar o cantor brasileiro Gusttavo Lima por uso indevido da canção ‘Que mal te fiz eu? (Diz-me)’, que compôs em 2008 e que foi inicialmente popularizada pela voz de Leandro.

Em 2014, a canção foi regravada por Gusttavo Lima, que não só lhe alterou a letra como também nunca terá pago quaisquer direitos de autor sobre o uso da mesma. "Sinto-me moral e materialmente defraudado com tudo isto", diz Ricardo Landum. "Não fui tido nem achado na decisão do Gusttavo Lima, ele simplesmente pegou na canção e usou-a como bem quis."

Embora não queira falar de verbas – "isso está a ser discutido com o meu advogado" – o CM apurou, junto do causídico que representa Ricardo Landum no Brasil, que este está a pedir uma indemnização de cinco milhões de euros (sensivelmente 20 milhões de reais). "Não é uma quantia exorbitante", garante o advogado Leonardo Honorato.

Embora seja difícil contabilizar, com exatidão, o dinheiro que Gusttavo Lima pode ter arrecadado à custa da canção, há duas penalizações previstas na lei brasileira em que o cantor incorre: uma por ter usado a canção sem revelar o autor (como acontece no vídeo do YouTube, que tem 60 milhões de visualizações); outra por ter alterado a letra ("cortou-lhe duas ou três frases", diz Ricardo Landum) sem autorização. "Ambas as faltas são penalizadas com 20 vezes o valor do dinheiro que ele pode ter lucrado com o tema", explica Leonardo Honorato.

O CM contactou a editora discográfica Som Livre, que representa o cantor Gusttavo Lima, mas, até à hora de fecho desta edição, não obteve qualquer resposta. Contactado, Cláudio Bessas, advogado do artista brasileiro, também não atendeu o telemóvel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)