Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Lee Ranaldo: "Não falamos dos Sonic Youth"

O guitarrista dos Sonic Youth toca sábado no Porto no âmbito do Festival Warm Up Paredes de Coura, que começa amanhã na praça D. João I, no Porto.
12 de Abril de 2013 às 01:00
Sonic Youth, Lee Ranaldo, Porto, Festival Warm Up, Paredes de Coura
Sonic Youth, Lee Ranaldo, Porto, Festival Warm Up, Paredes de Coura FOTO: Getty Images
Correio da Manhã - O que tem preparado para o concerto de amanhã?

Lee Ranaldo (LR) - Preparei um concerto elétrico com quatro elementos em palco, que gira em torno das minhas composições a solo. Sou eu a cantar o tempo todo e não apenas duas ou três canções como acontece com os Sonic Youth.

- Sente uma maior liberdade artística fora da banda?

LR - Tenho de dizer que sim. Tenho-me divertido imenso a tocar os meus temas. Desde 2010 que me estou concentrado na composição a solo e em apresentar as minhas canções, seja em contexto elétrico seja em contexto acústico. E é isso que me interessa neste momento.

- Aos 57 anos que prazer ainda sente quando sobe a um palco?

LR - O prazer em palco é sempre igual e é sempre muito grande. Atuar para uma plateia é algo que nunca passa de moda. É sempre um desafio e uma diversão.

- Tocou na Casa da Música, também no Porto, em 2011. Que memórias guarda dessa noite?

LR - Nessa noite dei o meu primeiro concerto acústico em 20 anos. Foi muito especial porque estreei muito material novo. Mas comecei a tocar em Portugal com os Sonic Youth nos anos 80, e tenho excelentes memórias de Portugal.

- Os Sonic Youth são uma referência intemporal da música alternativa. Sente que influenciou todo um movimento?

LR - É muito bom ouvir bandas novas falarem em nós como uma das suas principais referências. Sabe muito bem ouvir que o nosso trabalho é inspirador. E acho que esse é o maior elogio que qualquer músico pode ter.

- Para quando o regresso dos Sonic Youth aos discos?

LR - Os Sonic Youth estão neste momento num hiato por iniciativa própria e não mais do que isso. Cada um de nós está dedicado aos seus projetos paralelos e nem sequer falamos dos Sonic Youth.
Sonic Youth Lee Ranaldo Porto Festival Warm Up Paredes de Coura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)