Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Leitores mais novos estão hoje em festa

Hans Christian Andersen deu ao mundo algumas das mais extraordinárias histórias de encantar de todos os tempos e, em sua homenagem, comemora-se hoje, data do seu aniversário, o Dia Mundial do Livro Infantil.
2 de Abril de 2008 às 00:30
Leitores mais novos estão hoje em festa
Leitores mais novos estão hoje em festa FOTO: direitos reservados

Portugal não é excepção, e a data multiplica-se em actividades de Norte a Sul, com profusão de encontros entre escritores e leitores.

Nas livrarias, saltam à vista os livros de olhos postos nos ‘sub-21’. Na Gradiva, o editor Guilherme Valente não fez por menos e dedicou ao género não a maioria mas a totalidade das edições do catálogo de um mês. 'As edições temáticas que ensaiámos agora têm algum inconveniente nos resultados do mês, pois, limitando os géneros, reduzem o público. Mas não precisamos de ser os maiores para sermos dos melhores.'

Animado pela experiência, Valente prepara já nova incursão nas novidades editoriais para este mês: 'Vamos fazer outra graça: só autores portugueses.'

Asurpresa maior, porém, é a estreia do analista político Nuno Rogeiro na ficção e logo com um livro infantil: ‘As Aventuras do Miguel’.

'Vai animar muitas casas com horas de conversa, debate e convívio enriquecedor', palavra de editor.

Sobre o significado dos dias mundiais, em especial do que agora se assinala, Guilherme Valente diz: 'Épreciso chamar a atenção para as situações que são imperativas de enfrentar se ansiamos por um mundo melhor – se queremos contribuir, como devemos – para as nossas crianças'.

O SENHOR DOS CONTOS

Hans Christian Andersen (1805/75) ficou conhecido por histórias como ‘A Pequena Sereia’, ‘O Soldadinho de Chumbo’ ou ‘O Patinho Feio’. Foi autor de peças de teatro, canções patrióticas e os contos de fadas pelos quais é hoje homenageado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)