Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Lembrar Lopes-Graça

A primeira audição do ‘Concerto para piano e orquestra n.º 2’ interpretado pelo pianista Miguel Henriques e pela Sinfónica de Espinho encerra hoje, em Tomar, o dia dedicado ao compositor Fernando Lopes-Graça, que ali nasceu há precisamente 100 anos.
17 de Dezembro de 2006 às 00:00
Fernando Lopes-Graça
Fernando Lopes-Graça FOTO: Lusa
Mas, ao longo do dia, ainda na cidade banhada pelo Rio Nabão, será lançada uma obra – ‘A Construção de uma identidade – Tomar na vida e obra de Lopes-Graça’, de António Sousa – e reeditada outra: ‘Reflexões sobre a música’, do próprio Lopes-Graça.
Previstos para hoje estão também o lançamento, pela Associação Canto Firme, da partitura ‘Tomar’, com poemas de Fernando de Araújo Ferreira e música de Lopes-Graça, e a apresentação da banda desenhada ‘Fernando Lopes-Graça’, de Ricardo Cabrita, que apenas será publicada a 1 de Março de 2007.
OUTROS CONCERTOS
Tomar não é, todavia, a única localidade onde hoje se assinala o nascimento do compositor.
Na Aula Magna, em Lisboa, inicia-se às 21h00 o concerto de canções heróicas e regionais interpretadas pelo Coro Ricercare, dirigido pelo maestro Pedro Teixeira. A entrada é livre embora sujeita à limitação da sala.
Também na capital, o teatro S. Luiz apresenta ‘Parabéns, Fernando Lopes-Graça’, evocação que se divide em duas partes. A partir das 18h00, Carlos de Pontes Leça e Rui Vieira Nery convidam Olga Prats e José Luís Borges Coelho para falarem sobre a vida e obra daquele que é considerado o mais influente compositor do século XX português, e às 21h00, o Opus Ensemble interpreta obras do homenageado.
Ainda em Lisboa, o Teatro Nacional D. Maria II recebe, às 14h30, no átrio, um recital com o Quarteto Lopes-Graça, a pianista Vera Prokic e a soprano Natasa Sibalic, que interpretarão obras de Chostakovitch e Lopes-Graça.
Em S. João da Madeira, entrada livre a partir das 17h00 nos Paços da Cultura, para assistir ao concerto do Coro de Câmara, com a soprano Ângela Neves e o pianista João Queirós. O programa inclui ainda uma palestra pela conferencista Conceição Pinto.
Finalmente, a localidade alentejana de Serpa acolhe a partir das 17h00, no Cine-Teatro Municipal, o último concerto da série ‘O Mestre e o seu Discípulo: Fernando Lopes-Graça/Eurico Carrapatoso’, pelo Coro de Câmara de Lisboa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)