Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Linkin Park na estreia

Arranca hoje, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a primeira edição do Rock One. Na noite de estreia do festival sobem ao palco, pelas 21h30, os norte-americanos Linkin Park, uma das bandas de maior peso num cartaz para quatro dias bastante elogiado pelos primeiros campistas a desafiar o calor algarvio.
5 de Agosto de 2009 às 00:30
Os concertos começam entre as 20h00 e as 20h30, todos os dias
Os concertos começam entre as 20h00 e as 20h30, todos os dias FOTO: Miguel Veterano Júnior

"Só vim pelo cartaz", admitiu Nuno Grade, de 19 anos, de Almada. "É um cartaz superbom", su-blinhou Maísa, 17 anos, de Albufeira. E o mesmo referiram outros festivaleiros de Loures e de Santo André, entre a meia centena de tendas que já ontem estavam erguidas no espaço de campismo gratuito para quem tem bilhete.

Os ingressos custam 50 euros para um dia e 80 euros para os quatro dias ou quatro entradas para um dia. Haverá autocarros para a praia e com ligação a Portimão e Albufeira.

Quando hoje abrirem as portas do autódromo, pelas 17h00, o público tem à sua espera 40 mil litros de cerveja, várias bancas de comida e um palco, com 32 metros de largura com um débito de 120 mil watts de som e 500 mil watts de luz, montado nas traseiras das boxes. Há um salão de jogos, uma galeria de pintura, um jardim-de-infância e até massagens numa piscina. "Esperamos cem mil pessoas nos quatro dias", admitiu Giuseppe Dursi, da organização Rock in Arade.

Os Linkin Park, com 50 milhões de discos vendidos, são uma das bandas do momento. Tocam hoje mais cedo do que seria de esperar, pois viajam de imediato para o Japão, em dois aviões privados que estão à sua espera em Faro. À organização do Rock One solicitaram que ninguém fume por onde passarem e para o camarim não pediram álcool – apenas comida orgânica e toalhas pretas. Já os Offspring pediram várias marcas de cerveja, uma das quais portuguesa.

PORMENORES

PRIMEIRAS BANDAS

Fonzie, Linkin Park, Klepht e James Morrison são as atracções do primeiro dia, enquanto na quinta-feira será possível ouvir Mia Rose, Dub Inc, Pontos Negros e Bloc Party.

FIM DA SEMANA

Mia Rose, Dub Inc, Pontos Negros e Bloc Party estão no Autódromo na sexta-feira, ficando para a última noite do Rock One The Doups, Tara Perdida, My Bloody Valentine e The Offspring.

CURIOSIDADES

Além de quererem provar cerveja portuguesa, os The Offspring pediram "um miminho gastronómico, ou licor". Já os James sublinharam que não querem comer transgénicos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)