Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Lisboa recebe festa do cinema europeu

Arranca esta sexta-feira mais uma edição do LEFFEST, organizado pelo produtor Paulo Branco.
Duarte Faria 15 de Novembro de 2019 às 09:29
Filme de Ken Loach (‘Passámos Por Cá’) é exibido hoje no arranque do festival
Filme de Ken Loach (‘Passámos Por Cá’) é exibido hoje no arranque do festival FOTO: Direitos Reservados
O Espaço Nimas, o auditório da Universidade Lusófona e o Teatro Tivoli, em Lisboa, e o Centro Cultural Olga Cadaval e o Palácio de Queluz, em Sintra, recebem a partir desta sexta-feira, e até dia 24, a 13ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), festival de cinema criado e organizado anualmente por Paulo Branco.

Apesar de todas as dificuldades que tem enfrentado ao longo dos anos - sobretudo em encontrar financiamento e espaços adequados para receber um evento com a dimensão internacional que pretende ter -, o produtor de cinema não desiste de apostar num festival que mostre aos portugueses "os grandes filmes europeus" que, diz, "têm cada vez mais dificuldade em encontrar espaço" nas salas de cinema do nosso país.

‘Passámos Por Cá’, do inglês Ken Loach, exibido no Nimas, marca o arranque do LEFFEST, que conta com 12 filmes em competição e outros 12 na Seleção Oficial. Destaque para ‘Os Miseráveis’, de Ladj Ly (Olga Cadaval, dia 16, e Nimas, 24); ‘Uma Vida Escondida’, do americano Terrence Malick, mas gravado na Europa (Nimas, 17); ‘Patrick’, estreia de Gonçalo Waddington na realização (Olga Cadaval, 18, e Nimas, 20); e ‘O Farol ’, de Robert Eggers (Olga Cadaval, 21, e Nimas 24 - sessão de encerramento).

PORMENORES
Retrospetivas
A edição deste ano do LEFFEST terá retrospetivas do cineasta francês Damien Manivel e do alemão Christian Petzold.

Convidados
Os atores Fanny Ardant, Willem Dafoe e Nuno Lopes, e os realizadores Wim Wenders, Abel Ferrara, Stephen Frears são alguns dos convidados deste ano.

Júri da competição
A pianista Maria João Pires, os atores Victoria Guerra e Wagner Moura - que também é realizador - e a cantora e compositora libanesa Yasmine Hamdan compõe o júri do festival.

Programação
Além dos filmes, o evento conta com uma programação paralela, com espetáculos e debates.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)