Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Lisboa tem nova galeria

A galeria portuense Quadrado Azul escolheu três esculturas de José Pedro Croft para inaugurar o seu espaço em Lisboa, situado no Largo dos Stephens.As peças, uma em betão e duas em ferro, espelho e vidro, foram criadas em função do espaço e suas características arquitectónicas. E, tal como toda a obra do artista, abordam as relações espaciais.
22 de Outubro de 2006 às 00:00
“A minha escultura é uma relação com a tensão espacial a partir de elementos muito simples de geometria”, explicou Pedro Croft ao CM, enquanto servia de guia à exposição, patente até 25 de Novembro.
“Eu trabalho o espaço enunciando os volumes através dos limites. As peças, que são auto-sustentadas, não têm noção de escala”, referiu Croft, sublinhando não ser na escala nem no peso que está a dificuldade, “mas sim no equilíbrio e no gesto certo. É preciso encontrar a medida certa para que não fiquem nem pequenas nem grandes de mais”.
Da primeira escultura, um paralelepípedo de ferro com um espelho no interior, colocado contra a parede, o visitante passa para uma escultura monumental (3,35x4,20x5,76 metros), que domina todo o espaço da galeria. Aqui, o paralelepípedo desdobra-se em três elementos. Nesta peça de “expansão”, “os prolongamentos da estrutura e do espaço estendem-se em diferentes direcções”, referiu ainda.
A terceira escultura, toda em betão, é uma “peça de marcação”, pois “marca o espaço central e dialoga” com as abóbadas e os arcos da galeria. “Os espelhos apoiados numa face e numa esquina fazem girar o bloco por si próprio e concedem uma sensação de expansão”, descreveu o artista, cujas peças têm ferrugem e marcas de soldadura. Ou seja, mostram “todo o registo do fazer”.
Com esta exposição, a Galeria Quadrado Azul instala-se em Lisboa, com o objectivo de divulgar o trabalho dos mais de 30 artistas que representa, aumentando o número de exposições anuais de cinco para 12.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)