Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Lisbon & Estoril Film Festival arranca hoje

O Lisbon & Estoril Film Festival arranca esta sexta-feira com a exibição dos filmes mais recentes de William Friedkin e Gus Van Sant e a inauguração de duas exposições de fotografia. Este ano, o certame que decorre até dia 14, divide-se pela primeira vez entre Lisboa e o concelho de Cascais.
4 de Novembro de 2011 às 09:00
O Lisbon & Estoril Film Festival decorre até dia 14
O Lisbon & Estoril Film Festival decorre até dia 14 FOTO: Duarte Roriz / Correio da Manhã

O filme de abertura em Lisboa é "Inquietos", de Gus Van Sant. "Inquietos", que acompanha o relacionamento de dois adolescentes, a partir de um encontro casual num funeral, conta com Mia Wasikowska ("Alice no País das Maravilhas") e Henry Hopper, nos principais papéis, e é exibido às 22h00 no Cinema Monumental.

Para assinalar a abertura do festival no Estoril foi escolhido "Killer Joke", de William Friedkin. O "thriller", protagonizado por Matthew McCounaughey e Emile Hirsch, que conta a história de dois irmãos que contratam um assassino profissional para assassinar a sua mãe, tem exibição marcada para o Centro de Congressos do Estoril às 21h00. O filme repete às 23h30.

No mesmo local, mas às 19h00, são inauguradas as exposições dos fotógrafos Kai Wiedenhöfer e Peter Suschitzky. "Gaza 2010", de Kai Wiedenhöfer, centrada na preservação da memória, é inaugurada com a presença do fotógrafo. Com apenas vinte anos, Kai Wiedenhöfer partiu para a faixa de Gaza para fotografar as populações isoladas, captando a situação dramática da região em imagens que viriam mais tarde a conquistar os prémios Alexia e World Press Photo.

A exposição do fotógrafo, também vencedor do primeiro Prémio para Fotojornalismo da Fundação Carmignac Gestion, explora as vidas diárias da comunidade palestiniana em Gaza após o conflito de 2009. Em "Gaza 2010", o público poderá ver panorâmicas de edifícios destruídos e retractos de palestinianos gravemente feridos após ataques israelitas.

Esta sexta-feira é também inaugurada "Streets", de Peter Suschitzky, conhecido pelos seus trabalhos como director de fotografia em filmes como "Star Wars: O Império Contra-Ataca" ou "Irmãos Inseparáveis", realizado por David Cronenberg. O fotógrafo também trabalhou em filmes como "Crash", vencedor do Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes, "Spider", "Uma História de Violência" e "Promessas Perigosas".

Ainda este ano, Peter Suschitzky integrou a equipa do último filme realizador por David Cronenberg, "Cosmopolis", produzido por Paulo Branco, director do Lisbon & Estoril Film Festival.

Ainda esta sexta-feira, serão exibidos no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival, "The Birthday Party" (Casino Estoril às 21h30) e "The Boys in The Band" (Cinema Monumental às 00h00), ambos de William Friedkin.

William Friedkin Gus Van Sant Lisbon & Estoril Film Festival Kai Wiedenhöfer Peter Suschitzky
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)