page view

Livro de Harry Potter salvo do lixo e vendido por 25 mil euros

Erro ortográfico no verso chamou a atenção de um especialista em leilões. Obra é uma das primeiras 500 cópias impressas da primeira história do pequeno feiticeiro.

11 de fevereiro de 2025 às 01:30

Estava Daniel Pearce, um especialista em leilões, a organizar os bens de um falecido em Brixham, no Reino Unido, quando, entre os pertences, encontrou um livro velho que num primeiro impulso pensou em deitar para o lixo não fosse um pequeno pormenor no verso que lhe chamou a atenção: a palavra “Philospher’s” com um erro ortográfico por faltar um ‘o’ (algo que viria a ser corrigido nas edições seguintes). Ora, tratava-se nada mais do que de uma relíquia, uma das primeiras 500 cópias impressas da obra ‘Harry Potter and the Philosopher’s Stone’ (‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’) de J.K. Rowling, de 1997, o primeiro livro da saga do pequeno feiticeiro.

O livro acabou colocado em leilão e vendido a um colecionador estrangeiro por cerca de 24 500 euros. A história foi revelada pela BBC, que cita Daniel Pearce: “O preço foi um resultado absolutamente excelente para uma primeira edição de capa dura.” No entanto, em 2021, um exemplar semelhante foi vendido por 330 mil euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8