Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Livro infantil para adultos ‘Vai dormir, f*da-se’ chega dia 11

O livro 'Vai dormir, f*da-se', do autor norte-americano Adam Mansbach, sobre a dificuldade em adormecer uma criança, vai ser lançado no dia 11 em Portugal, depois de ter sido um sucesso de vendas no mercado internacional.
4 de Novembro de 2011 às 12:56
Capa original do livro 'Vai dormir, f*da-se', do autor norte-americano Adam Mansbach
Capa original do livro 'Vai dormir, f*da-se', do autor norte-americano Adam Mansbach FOTO: d.r.

Com a chancela da Arte Plural Edições, e tradução de Joana Neves, a obra ­ no original 'Go the fuck to sleep' ­ tem texto de Adam Mansbach, ilustração de Ricardo Cortés e começou a fazer sucesso ainda antes de ser editado.

O livro gira em torno da ideia dos pais desesperados e frustrados que não conseguem que os filhos adormeçam quando vão para a cama. Na capa da edição portuguesa lê-se que o livro é "Recomendado a pais com muito sentido de humor".

Para acalmar, por antecipação, os leitores que se possam sentir ofendidos com a existência de um palavrão no título ­ e que é repetido em todos os versos da história ­, no canto direito da capa foi colocado o aviso: "Não leia este livro aos seus filhos".

A origem deste livro está no próprio Adam Mansbach que tinha dificuldade em adormecer a filha, de dois anos. Comentou o desespero familiar no Facebook, utilizando o título imaginário "Go the fuck to sleep", os amigos acharam graça e o autor percebeu que tinha ali terreno para avançar.

Com o amigo e ilustrador Ricardo Cortés fez o livro e, segundo a história que circulou um pouco pela imprensa e pela Internet, a pequena editora Akashic Books divulgou este ano uma versão digital do livro para as pequenas livrarias dos Estados Unidos. A fuga de informação espalhou-se de tal maneira que as encomendas dispararam no site da Amazon e em Abril "Go the fuck to sleep" liderava as vendas, quando só deveria ser editado em Outubro.

O livro acabou por ser editado uns meses antes do previsto, em Junho, tendo sido divulgada depois uma versão áudio no Youtube, com voz do actor Samuel L. Jackson.

'Vai dormir, f*da-se' é apresentado como um livro infantil para adultos, chegou a liderar o top de vendas do jornal New York Times e há ainda a informação de que a Fox 2000 adquiriu os direitos das 32 páginas do álbum ilustrado para adaptação para cinema.

Adam Mansbach tem outros livros publicados, nomeadamente romances, como "The End of the Jews", que chegou a estar indicado para o prémio IMPAC-Dublin. A Arte Plural Edições é uma chancela do Grupo BertrandCírculo.

Adam Mansbach adormecer crianças sucesso filhos humor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)