Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Lobo Antunes visto por jovens actores

António Lobo Antunes não só deu autorização a um grupo de jovens actores para levarem à cena as suas crónicas, como abdicou de quaisquer direitos de autor para que o projecto fosse avante.
28 de Junho de 2006 às 00:00
Agora, só falta mesmo ir ver o resultado do trabalho, que se chama ‘Receita para me Ouvires’ e tem estreia marcada para amanhã no café do Teatro Maria Matos, em Lisboa.
Apesar da atitude do escritor, nenhum dos responsáveis pelo espectáculo – Flávia Gusmão, Vítor d’Andrade, Cátia Pinheiro, Hugo Sequeira e João C. Araújo – tem muitas esperanças de que António Lobo Antunes apareça. Nem na estreia, nem depois, já que é bem conhecida a sua aversão a chamar demasiadas atenções sobre si.
CRIAÇÃO COLECTIVA
O espectáculo começou por ser uma ideia da actriz Flávia Gusmão, que a propôs ao Maria Matos e obteve o “sim” incondicional do actual director artístico do teatro, Diogo Infante.
“Gosto muito do Lobo Antunes, sobretudo dos romances, mas achei que as crónicas podiam resultar num espectáculo interessante”, recorda a actriz.
Escolhidos os intérpretes, a equipa sentou-se à mesa durante duas semanas para ler as crónicas e escolher meia dúzia, que fossem o mais variadas possível em termos temáticos e resultassem num espectáculo que não chega a uma hora. Vítor d’Andrade e Flávia Gusmão ficaram de fora, a coordenar o trabalho – e admitidamente “a babar de inveja” – enquanto Cátia Pinheiro, Hugo Sequeira e João C. Araújo dividem as seis personagens entre si.
O espectáculo é uma criação colectiva, o que quer dizer que ninguém teve a última palavra sobre o resultado final e todos puderam dizer de sua justiça. Um processo de trabalho que se vai vendo pouco. “Foi o que nos pareceu mais apropriado para este projecto”, explica Vítor d’Andrade. “Podermos ser todos criadores em pé de igualdade.”
Um espectáculo para ver de quinta a sábado, à meia-noite, até 29 de Julho. Por dez euros, dá direito a uma bebida.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)