Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Lou Reed morre aos 71 anos

Polémico na vida artística e pessoal, cantor marcou gerações de músicos.
27 de Outubro de 2013 às 18:28
Causas da morte do cantor não foram divulgadas

Em 2001, uma notícia falsa dava Lou Reed como morto, de overdose. Desta vez, porém, nenhum desmentido poderá apagar estas palavras: Lou Reed morreu ontem, aos 71 anos, de causa não divulgada, cinco meses depois de ter sido operado para receber um transplante de fígado.

Cantor, compositor e guitarrista - também conhecido como fotógrafo e, mais recentemente, realizador -, desaparece assim uma lenda do rock, um artista que influenciou gerações e cujo trabalho tocou áreas tão diversas quanto o glam rock, o rock alternativo e o punk. Nos anos 2000, começou a compor música para meditação e exercícios da arte marcial Tai Chi.

Criativo, original e desassossegado, conhecido pelo mau feitio (era pouco dado a sorrisos, difícil de entrevistar e costumava fazer pedidos típicos de vedeta quando ia atuar), Lou Lewis Allan Reed nasceu a 2 de março de 1942, em Brooklin, Nova Iorque. Reza a lenda que aprendeu a tocar guitarra sozinho, enquanto ouvia telefonia, e que surpreendia toda a gente com letras que davam conta de experiências pessoais.

Os Velvet Underground, que fundou em 1964, chamaram a atenção de Andy Warhol, que produziu a banda, mas a fama chegaria a solo e em colaborações (com David Bowie, Gorillaz, Peter Gabriel, Metallica). Com uma vida pessoal conturbada, Reed era bissexual, e em 1956 foi tratado com choques elétricos para "perder as tendências homossexuais". Nos diários, Warhol diz que ele era obcecado por travestis, para além de consumir demasiadas drogas. Foi casado duas vezes, a última com a cantora Laurie Anderson, de quem se tornou inseparável desde os anos 90.

Clique na imagem para ver a fotogaleria do músico

Clique na imagem para ver a fotogaleria de alguns dos melhores álbuns de Lou Reed



Lou Reed música rock Velvet Underground rock
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)