Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Luís de Matos lança "Livro dos Segredos"

Obra contém 50 ilusões guardadas em páginas seladas.
29 de Setembro de 2016 às 20:08
O mágico português Luis de Matos
O mágico português Luis de Matos FOTO: Duarte Roriz/Correio da Manhã
O mágico português Luis de Matos apresentou esta quinta-feira, no Porto, a sua obra "Livro dos Segredos", resultado de três décadas de carreira, que contém os truques de 50 ilusões, protegidas em páginas seladas.

Editada pela Porto Editora, o livro está dividido em cinco grupos: magia com cartas, magia improvisada, magia mental, magia de salão e magia clássica.

"Quem folhear o "Livro dos Segredos" vai encontrar apenas uma primeira descrição do "truque" e da sua origem e, naquilo que acredita ser o verso da página, uma de 50 curiosidades sobre a arte mágica que a obra revela", lê-se numa nota da editora enviada à Lusa.

E acrescentou: "para chegar ao segredo, o leitor terá de separar as páginas, acedendo aos conhecimentos partilhados pelo autor".

Com prefácio do ilusionista americano David Copperfield, a obra inclui um DVD que mostra aos leitores o resultado final de todas as ilusões, numa apresentação em público e em condições reais.

A acompanhar os passos técnicos, Luis de Matos revela também a psicologia necessária para "deslumbrar" a audiência.

O autor ensina tudo o que os leitores precisam de saber para se tornarem um "mestre da ilusão", desde números com cartas à magia improvisada, passando pelo mentalismo e a magia de salão.

"Esta obra do mágico português mais distinguido de todos os tempos é a sua porta secreta para um mundo que jamais deixará de estimular a imaginação humana", refere a sinopse.

Ao longo do "Livro dos Segredos", Luis de Matos partilha também factos e curiosidades sobre o mundo da magia como, a título de exemplo, que Churchill chegou tarde a uma reunião por causa de um truque de cartas ou que uma ilusão esteve na base do primeiro computador.

O mágico explicou, na introdução da obra, que escreveu este livro com a esperança de encontrar entre os leitores os novos "embaixadores do gosto" por esta forma transversal e universal de comunicar.

"Gostaria de pensar que as páginas deste livro poderão representar um tesouro que poderá ser o ponto de partida para uma coleção de experiências fantásticas", referiu.

Segundo Luís de Matos, o livro partilha segredos, mas segredos não são magia, são ferramentas que, com dedicação e criatividade, podem proporcionar experiências "extraordinárias" aos que os utilizam e aos que deles desfrutam.

Luis de Matos é mágico, autor e produtor, tendo sido três vezes distinguido pela Academia de Artes Mágicas de Hollywood.

Em Portugal foi condecorado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique por serviços relevantes na expansão da cultura portuguesa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)