Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

LUÍS ESPARTEIRO DIRIGE NOVO TEATRO

Fazer espectáculos de comédia com actores conhecidos da televisão - eis o projecto de Luís Esparteiro para o espaço cultural que vai dirigir em Lisboa. Falamos do Teatro da Luz, em Carnide, Lisboa, que acaba de ser recuperado e cuja abertura oficial acontece já na próxima semana, com um espectáculo que promete chamar a atenção de tudo e de todos.
21 de Maio de 2003 às 00:00
A começar pelo elenco, que é “só” constituído por António Pedro Cerdeira, Patrícia Tavares, João Didelet e Elsa Galvão. Depois, há o texto, de Michael Frayn, o mesmo que escreveu o genial “Copenhaga”, ainda em cena no Teatro Aberto.
“Por favor deixe mensagem” é o título do espectáculo em causa, que será encenado pelo não menos conhecido João Lagarto, e que se estrutura como uma sequência de seis “sketches” diferentes e em que o humor se quer o protagonista absoluto.
De resto, este primeiro espectáculo do Teatro da Luz segue o modelo que Esparteiro prevê para futuras produções: para além de ser um texto ligeiro, de uma hora e meia de duração, tem apenas quatro actores em cena e muito pouco cenário. O que torna a sua montagem mais barata e facilita a itinerância por todo o País. Ou seja, em Carnide cada espectáculo fará apenas uma carreira de cerca de dois meses, entrando depois em circulação.
teatrinho de corte
O Teatro da Luz (ou Teatro Príncipe Real D. Luiz Filipe de Bragança) existe há precisamente 100 anos. Foi fundado sob a égide do Rei D. Carlos, como um típico teatro de corte. Tem 200 lugares sentados, divididos entre a plateia, o balcão e o camarote real.
O espaço foi apresentado à Comunicação Social na presença dos responsáveis pela sua recuperação e manutenção. Luís Esparteiro representava a Spara, empresa de agenciamento de actores, de onde partiu a ideia para o empreendimento. Maria Manuel Pinto Barbosa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (que apoia o projecto) e Carlos Vasconcellos Cruz da Portugal Telecom, mecenas que o tornou economicamente viável.
Agora, é ver como se porta o público: se adere ou não a mais um espaço de teatro comercial em Lisboa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)