Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Lusomundo pondera exibição nacional

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência. E pura ficção. A distribuidora Lusomundo mostrou ontem aos jornalistas ‘Vista pela Última Vez’ (‘Gone, Baby Gone’) e agora pondera se vai mesmo exibir o filme nas salas nacionais.
22 de Dezembro de 2007 às 00:00
A película, que assinala a estreia do actor Ben Affleck na realização e que se baseia no livro homónimo de Dennis Lehane, tem semelhanças com o caso Maddie ao retratar o estranho desaparecimento de ‘Amanda’, interpretada por Madeleine O’Brien, actriz de cinco anos fisicamente parecida com Madeleine McCann. Para não ferir susceptibilidades e pela (im)pertinência do momento, Affleck, também produtor do filme, decidiu não exibi-lo em Inglaterra.
Por cá, apesar da estreia estar “prevista” para 17 de Janeiro, como confirmou ontem Nuno Gonçalves, da Lusomundo, o filme pode não chegar às salas. A ‘exibição teste’ de ontem serviu, tal como o nome indica, para testar a receptividade da película e, no final, foram distribuídos questionários para os jornalistas revelarem a sua opinião sobre o filme. O que se pretendia saber era se, em Portugal, a semelhança com o caso Maddie poderá comprometer a aceitação da fita, cuja história, afinal, pouco tem a ver com o desaparecimento de Madeleine da Praia da Luz.
Apesar do inevitável paralelismo dos primeiros 15 minutos – a menina de quatro anos que é deixada sozinha em casa e desaparece sem deixar rasto e o ‘circo’ mediático que se instala –, a trama desvia--se e encerra ainda ‘coincidências’ que lembram outros casos. Sem revelar o filme, ‘Vista pela Última Vez’ pode relegar o espectador para os casos de Joana e de Esmeralda.
Em Portugal, este ‘três em um’ poderá ser um filão. Bem realizado e bem interpretado – Casey Affleck, Morgan Freeman, Ed Harris e Amy Ryan –, ‘Vista Pela Última Vez’ é uma história intensa que julga o bem e o mal e à qual não se fica indiferente. Saliente-se que o livro que lhe serve de base, ‘Gone, Baby, Gone’, foi editado em 1998 mas apenas este ano chegou a Portugal e com o título original.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)