Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Macacos estão de volta

Nos EUA, o filme fez 54 milhões de euros de bilheteira em três dias.
16 de Julho de 2014 às 10:28
Nos EUA, o filme fez 54 milhões de euros de bilheteira em três dias.

O filme que arrasou as bilheteiras norte-americanas no passado fim de semana – arrecadando 54 milhões de euros em três dias de exibição – chega esta quinta-feira às nossas salas de cinema. ‘Planeta dos Macacos: A Revolta’, dirigido por Matt Reeves e com Gary Oldman e Keri Russell nos principais papéis, promete duas horas e dez minutos de ação, recheada de efeitos especiais sofisticados, de modo a fazer parar a respiração de qualquer mortal.

Em termos de intriga, esta ‘Revolta’ dá seguimento ao filme ‘Planeta dos Macacos: A Origem’, que Rupert Wyatt estreou em 2011, e mostra a evolução do vírus ALZ-113, que transforma chimpanzés em seres de inteligência superior. Dez anos depois do surto do vírus, a Terra está dominada pelos macacos e apenas alguns grupos de humanos sobrevivem, tentando inverter o rumo da História. Com um orçamento estimado em 125 milhões de euros, ‘Planeta dos Macacos: A Revolta’ (pode ver o trailer no vídeo publicado no final do texto) tem sido saudado pela crítica como uma das apostas mais conseguidas dos estúdios para este verão.

Alguns até comparam o filme a uma tragédia shakespeariana – pela forma complexa como aborda os conflitos entre homens e símios e como trata os temas da vingança e da lealdade. No outro prato da balança, está o desenho das personagens humanas: alguns críticos têm lamentado o facto de Gary Oldman e Keri Russell terem muito pouco tempo de antena para revelar o seu talento.

Apesar dos elogios, dificilmente esta ‘Revolta’ deverá ultrapassar ‘Transformers: Era da Extinção’, o filme mais rentável do ano, com um total de com 552,7 milhões de euros acumulados em bilheteira até agora.

novo filme macacos planeta regresso cinema cultura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)