Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Madonna é um exemplo para todos nós

Rui Paes, pintor, é o ilustrador português do último livro infantil de Madonna, ‘Pipas de Massa’. Amanhã, em Lisboa, é o lançamento nacional e, uma semana depois, o mundial, em Nova Iorque. Só então os dois vão conhecer-se...
31 de Maio de 2005 às 00:00
Madonna é um exemplo para todos nós
Madonna é um exemplo para todos nós FOTO: Jorge Paula
Correio da Manhã – Quem é o Rui Paes?
Rui Paes – É um pintor português que trabalha em pintura há 30 anos. Fez Escola de Belas Artes no Porto e mestrado em Londres. Antes, ainda no Porto, depois de um estágio em Educação, leccionou nos liceus locais e na Cooperativa Árvore. Nasceu em Moçambique, vive em Londres e voltou agora a Portugal pela mão de Madonna.
– E como é que aparece aqui a mão de Madonna?
– Aparece através dos editores dela (Callaway Editions) que andavam à procura de ilustrador para o último livro da colecção e deram comigo depois de verem o meu portfólio que vai da pintura de cavalete à mural e, até, algumas pequenas encomendas que não cabem numa coisa nem noutra. Tentei ilustrar o melhor possível qual era o âmbito da minha maneira de pensar e de trabalhar. E ela gostou...
– Mas que processo foi esse que a conduziu até si?
– Começou tudo com um artigo na revista do ‘New York Times’. Eram duas páginas e três fotografias: um grande plano de uma sala e dois detalhes onde havia macacos... Gostaram todos muito dos macacos e entraram em contacto comigo por ‘mail’, ao qual respondi com o meu número de telefone. E só ao telefone é que me disseram... Sob compromisso de honra de não revelar uma palavra sobre o assunto, o que me foi fácil porque, assim, mantive-me em sossego. Estávamos em Fevereiro de 2003.
– Lembra-se da primeira reacção ao convite dos editores?
– Lembro-me de ficar logo muito interessado no trabalho de ilustração mais do que na autora do texto que é, inegavelmente, um bónus... Tenho por ela um imenso respeito. É uma pessoa que trabalha com um imenso profissionalismo, o que faz dela um exemplo para todos nós. E, depois, tem uma invulgar consciência de imagem que se traduz por aqueles fantásticos ‘videoclips’.
– E como foi trabalhar com Madonna?
– Foi sempre um trabalho desenvolvido a três, cada um por si e os editores pelo meio, mas ninguém sabia quem estava a fazer o quê, o que também foi muito interessante porque resultou num trabalho genuinamente individual, muito saudável, nada competitivo. E aos editores, entretanto, foi deixado o papel de mediadores até ao dia em que o telefone tocou e era ela! Era para me dar os parabéns pelo meu trabalho, o que me caiu muito bem até porque eu estava na mais completa reclusão, isolado no meu ateliê que é no campo, no meio do nada e, de repente, aquele telefonema... Foi meia hora de uma conversa muito simpática, mas agora estou é com muita vontade de a conhecer no dia 7, em Nova Iorque.
– E se puder escolher, quem ilustrará a seguir?
– Gostava de ilustrar uma história que não é politicamente correcta nem é fácil de ilustrar mas é belíssima. Chama-se ‘O Aniversário da Infanta’, é do Oscar Wilde e é uma história sobre a crueldade, mais precisamente, a beleza, a crueldade e o amor: um tema adulto contado com infantas e anões... É uma história belíssima, cruel e até barroca.
PERFIL
Rui Paes nasceu a 13 de Julho de 1957, em Moçambique. Divorciado com um filho, teve o seu primeiro emprego aos 15 anos como vendedor de champôs, para ver como era ganhar dinheiro. Estudou na Escola de Belas Artes do Porto e tirou um mestrado no Royal College of Art de Londres, cidade onde reside. É pintor e, agora, ilustrador graças a... ‘Pipas de Massa’.
UM LIVRO DE PALAVRAS SIMPLES
A história de ‘Pipas de Massa’ vive de palavras simples, tão simples como “a felicidade de partilhar”, máxima que serve de moral à história muito na linha das fábulas de Esopo, as preferidas de Rui Paes. Outra preferência sua recai sobre o barroco que empresta a tudo o que faz... Na exuberância explícita, ele vê simplicidade implícita. Tudo se completa e, nem a propósito, atente-se no canto inferior esquerdo da página ao lado onde participam os filhos de Madonna com alguns ‘inéditos’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)