Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Mafra quer financiamento

Inclusão na lista de monumentos ameaçados aviva esperança de salvar carrilhões

6 de Maio de 2014 às 00:00
Interior do Palácio de Mafra, cujos carrilhões estão na lista dos monumentos mais ameaçados da Europa
Interior do Palácio de Mafra, cujos carrilhões estão na lista dos monumentos mais ameaçados da Europa FOTO: Sérgio Lemos

Maior facilidade em encontrar financiamento para os trabalhos de recuperação dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra é o que esperam as autoridades do reconhecimento deste património cultural “único” como um dos monumentos mais ameaçados da Europa.

Os trabalhos de recuperação das peças em madeira estão orçamentados em cerca de dois milhões de euros e o facto de o Banco Europeu de Investimento (BEI) ser parceiro da organização Europa Nostra – que reconheceu a debilidade dos carrilhões – leva o presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva, a afirmar que “é uma porta que se abre à oportunidade de conseguir o financiamento necessário”.

O município inscreveu este ano, pela primeira vez, uma verba “simbólica” de 50 mil euros para a recuperação dos carrilhões que deixaram de tocar há 10 anos, mas é agora preciso conseguir o resto do dinheiro para que o conjunto de sinos não caia e fique irremediavelmente perdido.

“Houve uma intervenção há 20 e poucos anos que não correu bem e que levou a um aceleramento da corrosão das partes em madeira”, sustentou o mesmo responsável para explicar a situação “deplorável” dos carrilhões.

“Os carrilhões, como todo o património, requerem uma manutenção frequente e assídua. Nós, em Portugal, não temos esta propensão para apostar na conservação preventiva, na manutenção”, sublinhou Mário Pereira Santos, diretor do Palácio Nacional de Mafra.

Já para Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), trata-se de “um importante reconhecimento do valor do património de Mafra”.

Os carrilhões de Mafra são um conjunto único no mundo de 120 sinos em bronze. A Europa Nostra anunciou a sua inclusão na lista dos monumentos mais ameaçados da Europa “devido ao planeamento adequado” na noite de domingo.

Cultura Carrilhões Palácio Nacional de Mafra
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)