page view

Magia de Noddy contagia pequenada

O fenómeno de ‘Noddy’ que começou há mais de 50 anos, em 1949, pela mão da britânica Enid Blyton, está mais vivo do que nunca. A prová-lo estão os 65 mil espectadores que a empresa produtora ‘Elec3city’ espera para os espectáculos a realizar no Porto e em Lisboa.

24 de novembro de 2005 às 00:00

É a primeira vez que o ‘Noddy Live’ sai de Inglaterra e vai visitar 45 países. Milhares de crianças aguardavam ansiosas, ontem, na Casa da Música, onde o espectáculo permanece até domingo, pela estreia das aventuras do pequeno Noddy e seus amigos. Os cenários e as músicas deixaram-nas maravilhadas e eufóricas. Durante o espectáculo, os petizes entoam as músicas que conhecem de trás para frente.

Noddy, um rapaz de gorro azul, que vive na cidade dos brinquedos, nem sempre é um exemplo de bom comportamento, mas rapidamente se arrepende de todas as traquinices. O espectáculo tem uma forte componente pedagógica, com a preocupação de inculcar nos pequenos espectadores grandes valores, como o da amizade, solidariedade e não violência. Mas na história também há espaço para os maus da fita: os duendes Sonso e Mafarrico, que no final se redimem das suas maldades.

“Há uma grande preocupação de ligar o espectáculo à sala de aula e nele se pode ver abordado temas como o das quatro estações ou os números”, disse ao CM a directora de Educação e Investigação da Casa da Música, Maria João Araújo. Inovador no espectáculo é o ‘Animatronix’, um sistema de dobragem, que permite que a representação seja mais credível. Cada um dos bonecos tem um sensor que reconhece a sua voz e assim articula a voz a cada um dos movimentos, como abrir e fechar a boca.

Na dobragem participam figuras conhecidas da música nacional: Miguel Gameiro dos Pólo Norte (sr. Lei), Miguel Ângelo, dos Delfins (Orelhas), a cantora Anabela (Ursa Teresa) e Rita Reis da ‘girlsband’ Non Stop (Boneca Dina).

Depois do Porto, o espectáculo segue para Lisboa, onde de 1 a 4 de Dezembro estará em exibição no Pavilhão Atlântico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8