Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

MAIS DE 100 MIL JÁ VIRAM A PAIXÃO

Em apenas quatro dias, 105 mil portugueses viram 'A Paixão de Cristo', obra de Mel Gibson que está a provocar uma onda de agitação pelo Mundo inteiro e que entre nós é já um dos filmes mais procurados pelos espectadores nos últimos tempos.
16 de Março de 2004 às 00:00
Nos Estados Unidos, o filme já rendeu mais de 215 milhões de euros
Nos Estados Unidos, o filme já rendeu mais de 215 milhões de euros FOTO: d.r.
"Batemos a média por cópia de qualquer filme estreado nos últimos seis meses em Portugal", garantiu ao CM fonte da distribuidora Lusomundo.
A película, que está em exibição em 37 salas em todo o País, recria as últimas 12 horas da vida de Jesus e tem valido a Gibson consecutivas acusações de anti-semitismo por parte das comunidades judaicas espalhadas pelo globo. Por acaso ou talvez não, a polémica tem ajudado aos bons resultados de bilheteira e Mel Gibson, que pagou este trabalho com dinheiro do seu próprio bolso, 'arrisca-se' a ficar ainda mais rico.
NOS ESTADOS UNIDOS
Entretanto, nos Estados Unidos, 'A Paixão' parece ser a solução que as distribuidoras de cinema esperavam para resolver a crise de espectadores que Hollywood enfrenta.
É verdade. Há meses que se fala no crescente desinteresse dos norte-americanos em relação às estreias de cinema, e este início de 2004 tem sido particularmente difícil. Para não dizer mesmo catastrófico.
Felizmente, há 'A Paixão de Cristo', que, para Paul Dergarabedian, da Exhibitor Relations - empresa que controla as bilheteiras norte- -americanas - parece ser, pelo menos para já, a salvação da Pátria.
"O filme conseguiu, por si só, transformar um ano que estava a tornar-se péssimo, num ano francamente positivo. "Em relação ao ano passado, por exemplo, as vendas de bilhetes subiram cerca de 15 por cento.
Neste fim-de-semana, 'A Paixão de Cristo' rendeu quase 26 milhões de euros de bilheteira, tendo deixado na sombra outras estreias aguardadas, como a de 'Secret Window', um 'thriller' com Johnny Depp que não conseguiu ir além dos 15 milhões de euros. Outra desilusão foi a estreia do filme 'Starsky and Hutch', que junta as vedetas Owen Wilson e Ben Stiller, e que foi apenas o terceiro mais visto do fim-de-semana.
Até ao momento, 'A Paixão de Cristo' já realizou a módica quantia de 215 milhões de euros.
Ver comentários