Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

"Manoel, vamos fazer esse filme!"

O ator de 83 anos recordou ao CM a colaboração com cineastas portugueses e falou sobre ‘A Igreja do Diabo’, o novo projeto com Manoel de Oliveira.
16 de Agosto de 2013 às 01:00
Lima Duarte deverá participar no novo projeto de Manoel de Oliveira, o filme 'A Igreja do Diabo'
Lima Duarte deverá participar no novo projeto de Manoel de Oliveira, o filme 'A Igreja do Diabo' FOTO: Sérgio Lemos e Guillaume Horca Juelo/EPA

Lima Duarte foi homenageado no Festival de Gramado, no Brasil, pelos 30 anos do filme ‘Sargento Getúlio’, premiado em 1983 com cinco Kikitos, incluindo de melhor ator para Duarte. Na conferência brindou os presentes com a sua contagiante energia e histórias deliciosas de uma carreira de seis décadas no cinema, na televisão e na rádio.

Sem esquecer a presença no cinema português, comentou a colaboração com Manoel de Oliveira (‘Palavra e Utopia’, em 2000, ‘Espelho Mágico’, em 2005)", José Fonseca e Costa (‘Kilas, o Mau da Fita’, em 1980) e Paulo Rocha (‘O Rio do Ouro’).

Sobre o projeto aguardado de Oliveira ‘A Igreja do Diabo’, baseado num conto de Machado de Assis, onde deverá participar ao lado de Fernanda Montenegro, Lima Duarte revelou ao CM a conversa que teve com o cineasta português: "Manoel, vamos fazer logo esse filme! Já está com 104 anos e eu com 83. Se não ainda iremos visitá-lo [Diabo] pessoalmente." Um comentário acompanhado de uma gargalhada geral da plateia.

Em Gramado, Lima Duarte recordou ainda que o pai o expulsou aos 14 anos e que desde aí nunca mais o viu. "Ele mesmo me mandou embora" da casa onde viviam, no interior de Minas Gerais. "Mandou-me para São Paulo em cima de um camião de mangas", disse.

O ator mencionou ainda a colaboração emotiva com Wagner Moura, no filme ‘A Busca’, também ele já alvo de uma homenagem no festival, elogiando "o ator dos seis milhões de espectadores" por ‘Tropa de Elite’.

Lima Duarte Manoel de Oliveira Brasil filme cinema A Igreja do Diabo Sargento Getúlio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)