Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Manuel da Fonseca homenageado em Montemor-o-Novo

A historiadora Maria Helena Carvalho dos Santos e o realizador Luís Filipe Rocha, num debate moderado pelo director-adjunto do CM, Eduardo Dâmaso, encerraram neste sábado as II Jornadas Literárias de Montemor-o-Novo com uma homenagem ao escritor alentejano Manuel da Fonseca.
Nas intervenções, os presentes evocaram as experiências vividas com o escritor e as marcas que a obra deixou nas suas vidas.
26 de Maio de 2012 às 23:10
Maria Helena Carvalho dos Santos e Eduardo Dâmaso durante o debate
Maria Helena Carvalho dos Santos e Eduardo Dâmaso durante o debate FOTO: Folha de Montemor

Para Eduardo Dâmaso, Manuel da Fonseca teve um papel importante na sua formação enquanto pessoa devido “à relação muito forte com a terra e com as pessoas”.

A historiadora Maria Helena Carvalho dos Santos lembrou uma tarde de conversa com o escritor e sublinhou as dificuldades que o autor tinha “para editar livros” e as deficientes condições de trabalho devido à intromissão da polícia política.

Luís Filipe Rocha, que realizou o filme 'Cerromaior', estreado em 1980 com base na obra homónima de Manuel da Fonseca publicada em 1943, contou vários detalhes sobre o tempo em que realizou as filmagens e a forma como o escritor acompanhou o seu trabalho.

A concluir, Eduardo Dâmaso fez ainda referência à universalidade da obra de Manuel da Fonseca, frisando que este não será apenas “um escritor com o qual tenho uma identificação regionalista, mas um escritor com uma obra universal que irá perdurar”.

Nascido a 15 de Outubro de 1911, em Santiago do Cacém, Manuel Lopes Fonseca ficou conhecido como Manuel da Fonseca. Presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores e membro do Partido Comunista Português, o escritor deixou uma vasta obra, carregada de intervenções sociais e politicas, e com relatos da vida dura do Alentejo e alentejanos.

A homenagem ao escritor, falecido a 11 de Março de 1993 em Lisboa,  prosseguiu com um recital com Paulo Ribeiro e E. Pablo.

A segunda edição da jornadas finalizou com uma prova enogastronómica e poesia popular com José Salgueiro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)