Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Maria de Medeiros é homenageada no Festróia

Começa esta sexta-feira, ao serão, no Auditório da Anunciada (enquanto decorrem as obras de restauro do Cinema Luísa Tódi), em Setúbal, a 27ª edição do Festróia, um dos festivais de cinema mais antigos do país, com a direcção de Fernanda Silva.
3 de Junho de 2011 às 20:01
Como habitualmente sucede, o Festróia homenageia algumas personalidades com um Golfinho de Carreira, cabendo este ano à actriz portuguesa Maria de Medeiros
Como habitualmente sucede, o Festróia homenageia algumas personalidades com um Golfinho de Carreira, cabendo este ano à actriz portuguesa Maria de Medeiros FOTO: Cristobal García/EPA

‘Pequenas Mentiras Entre Amigos’, do francês Guillaume Canet, foi o filme escolhido para a abertura. Como de costume, um grupo de amigos junta-se na casa de praia de um deles para o seu aniversário e celebrar o início do Verão.

Só que, desta vez, essa reunião é dominada pela tragédia, o que os leva a interrogarem-se sobre o valor da amizade. ‘Pequenas Mentiras Entre Amigos’ é um filme de grande público que conta com um elenco de luxo, onde sobressaem os nomes de François Cluzet, Marion Cotillard, Benoit Magimel, para além de Jean Dujardin, o actor que recebeu, no mês passado, o prémio de interpretação masculina no Festival de Cannes, pela sua fantástica prestação em ‘The Artist’.

Como habitualmente sucede, o Festróia homenageia algumas personalidades com um Golfinho de Carreira, cabendo este ano à actriz portuguesa Maria de Medeiros e ainda ao realizador holandês Jos Stelling, cuja obra será passada em retrospectiva.

Para além da ‘Secção Oficial’, das ‘Primeiras Obras’ e a habitual secção ‘O Homem e a Natureza’, o certame que decorre até ao próximo dia 12, dedicará ainda uma retrospectiva ao cinema turco, a viver um período de grande vitalidade.

Oportunidade ainda para seguir um ciclo dedicado ao tema ‘O Amor e a Cozinha’, onde poderão ser vistos alguns filmes destinados a ‘abrir o apetite’ de cinema e de afectos aos espectadores.

De destacar que o Festróia terá mais uma sala de cinema – no renovado Auditório Municipal Charlot -, para alem de uma extensão a Lisboa, a decorrer em duas salas do City Classic Alvalade.

maria de medeiros cinema festróia setúbal tróia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)