Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Maria Teresa Horta vence prémio literário Correntes d'Escritas 2021

Júri do concurso considera que obra da autora "é uma exaltação da paixão, da beleza, do real concreto e efémero eternizado pela deslocação da esfera do tempo para espaços da escrita".
Lusa 26 de Fevereiro de 2021 às 12:43
Maria Teresa Horta
Maria Teresa Horta FOTO: Direitos Reservados
A escritora portuguesa Maria Teresa Horta venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa 2021, com o livro "Estranhezas", atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, anunciou esta sexta-feira a organização.

O júri do concurso decidiu distinguir a obra desta autora, de 83 anos, nascida em Lisboa, considerando que "Estranhezas" "é uma exaltação da paixão, da beleza, do real concreto e efémero eternizado pela deslocação da esfera do tempo para espaços da escrita".

"As sete partes deste livro revisitam e deslocam os temas centrais da obra e Maria Teresa Horta que, desde o seu primeiro livro ['Espelho Inicial', 1960], criou um glossário e uma sintaxe muito pessoais, um idioma singular, que subverte e atualiza a ideia e poesia como canto celebratório, brincando com as convenções da rima e do ritmo", pode ler-se na declaração de voto do júri.

Ver comentários