Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Marionetas animam as Caldas da Rainha

Funis, regadores, caixas de madeira, cestos de vime ou escovas – tudo serviu ao criador José Ramalho para construir as marionetas de ‘Contos do Mundo’, espectáculo que volta a animar, a partir de domingo, 23, e até 28, o CCC – Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha. Inspirado em três histórias de Hans Christian Andersen, o espectáculo aborda temas tão diversos quanto a metamorfose, a descoberta do outro e da diferença e a aceitação da morte como facto biológico inevitável.
21 de Janeiro de 2011 às 01:45
'Contos do Mundo' usa materiais do quotidiano para contar três histórias diferentes de Hans Christian Andersen
'Contos do Mundo' usa materiais do quotidiano para contar três histórias diferentes de Hans Christian Andersen FOTO: d.r.

Para José Ramalho, o autor dinamarquês do século XIX continua, mais de 130 anos depois da sua morte, a ser um “manancial inesgotável” de histórias com “temáticas diferenciadas”, que agradam tanto a jovens como menos jovens.

 

Assim, a partir dos contos ‘A Princesa e a Ervilha’, ‘A Menina dos Fósforos’ e ‘O Patinho Feio’, o criador concebeu um espectáculo que, destinando-se às camadas mais jovens de público, têm interessado também os adultos.

 

“São três das histórias mais conhecidas do H.C. Andersen e construí um espectáculo que se divide em três momentos e propõe reflexões distintas”, conta ao Correio da Manhã. “Se ‘A Princesa e a Ervilha’ se oferece como uma metáfora sobre o sonho e o inconsciente, ‘A Menina dos Fósforos’ aborda, de forma poética, o tema da morte, e o último conto, ‘O Patinho Feio’, fala da metamorfose, um tema tão tipicamente adolescente.”

 

No domingo, 23, a sessão acontece às 16h00 e destina-se ao público em geral. De 24 a 28, haverá sessões às 10h00 e às 15h00, para escolas, mediante marcação para o telefone 26 288 96 50.

 

No entanto, apressem-se os interessados: as manhãs já estão esgotadas e algumas sessões da tarde já o estão quase...

 

Cultura Teatro Marionetas 'Contos do Mundo' José Ramalho Hans Christian Andersen
Ver comentários