Marrocos inaugura maiores estúdios de cinema do Mundo

A povoação de Ouarzazate, em Marrocos, é, desde a semana passada, o maior ‘plateau’ do Mundo. O projecto, no valor de 8,3 milhões de dólares, tem a assinatura do famoso produtor italiano, Dino de Laurentiis, e do gigante cinematográfico Cinecitta, em Roma.
19.01.05
  • partilhe
  • 0
  • +
O terceiro sócio dos gigantescos estúdios é a empresa privada Sanaman Holding de Marrocos.
Os estúdios, baptizados de CLA e inaugurados na semana passada pelo Rei Mohamed VI e De Laurentiis, ocupam uma área de 150 héctares, albergando cenários que chegam aos 1800 metros. Os estúdios ficam situados no coração de uma zona desértica no Sul de Marrocos, que já serviu de cenário a alguns filmes, casos de ‘Laurence da Arábia’ (1962), ‘Cleópatra’ (1963) e, mais recentemente, ‘Gladiador’, ‘Alexandre, o Grande’ e o novo de Ridley Scott, ‘Kingdom of Heaven’.
MENORES CUSTOS
Segundo o porta-voz da empresa marroquina, Ismail Farih, os estúdios CLA podem acolher anualmente “duas grandes produções ou cinco médias. Além das paisagens naturais, os seus custos são 20 a 30 por cento inferiores aos praticados na zona mais competitiva na Europa oriental”, disse.
O enorme complexo, rodeado de muros altos, permite ainda aos cineastas prescindirem do transporte de meios para os locais de filmagem. “Os estúdios CLA dispõem de uma unidade de confecção de vestuário, outra para a criação de cenários e um grande restaurante, entre outras coisas”, revelou o porta-voz da empresa marroquina.
A par da instalação dos estúdios, as autoridades marroquinas estão também a colaborar de forma “exemplar” com a indústria cinematográfica. Para o último filme de Ridley Scott, por exemplo, o exército marroquino disponibilizou sete mil soldados para figurantes. Os estúdios permitem ainda a criação de milhares de postos de trabalho numa região em que a agricultura e o turismo são as actividades principais.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!