page view

Matadouro do Porto terá polo de Serralves

Reabilitação do espaço com 29 mil metros quadrados tem um custo estimado em 10 milhões.

21 de dezembro de 2016 às 10:19

A Câmara Municipal do Porto prepara-se para lançar, no próximo mês, um concurso público para a reabilitação do antigo Matadouro Municipal do Porto. O executivo de Rui Moreira quer transformar o espaço, com 29 mil metros quadrados, num ‘cluster’ económico e social, num investimento aproximado de 10 milhões de euros que tem já uma parte interessada - a Fundação de Serralves.

A debater-se atualmente com a falta de espaço para as suas reservas, a fundação apresentou já uma manifestação de interesses para ocupar uma área do renovado complexo, apurou o CM junto da autarquia. A transferência de parte das reservas de Serralves para o novo espaço está incluída nas contrapartidas para a instituição manter a coleção Miró de forma definitiva nas suas instalações.

O projeto, apresentado em abril, em Milão, Itália, prevê uma área para empresas criativas e tecnológicas, estúdios de audiovisual, a construção do Museu da Indústria e mais um espaço dedicado à arte. A autarquia pretende inaugurar o matadouro em 2019, mas não descarta a possibilidade de os espaços abrirem de forma faseada à medida que ficarem completos, de modo a participarem no financiamento do projeto.

Além da construção, o concurso irá atribuir a gestão do novo espaço à empresa que apresentar a melhor proposta. Esta terá de suportar a totalidade do investimento e cumprir o caderno de encargos definido pelo município.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8