Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

MEMÓRIAS DE UM PASSADO BEM PRESENTE

Na ventosa noite de quinta-feira, no Parque Palmela, a edição 2003 do Estoril Jazz entrou na sua segunda semana de concertos. O elenco desta noite englobou a Orquestra de Jorge Costa Pinto e o belga Jean Pierre Gebler com o noneto Belgian All Stars.
12 de Julho de 2003 às 00:00
 Jean Pierre Gebler trouxe a sonoridade de um noneto
Jean Pierre Gebler trouxe a sonoridade de um noneto
Costa Pinto um dos nomes mais ligados ao jazz como baterista e chefe de orquestra no início dos anos 60, correspondendo a um convite de Duarte Mendonça, produtor do Festival, montou uma "bigband" para homenagear os grandes nomes dos arranjadores e chefes de orquestra dos anos 50 da costa Oeste dos Estados Unidos.
O arrojado desafio que Jorge Costa Pinto pôs a si mesmo tornou-se num espectáculo extremamente agradável de ouvir, bons solistas, todos portugueses, e uma banda muito bem ensaiada. Quanto à música que tocaram é evidente que foi do melhor que as orquestras de Stan Kenton e Woody Herman tinham nos seus repertórios.
CLÁSSICOS
Maria Viana cantou, acompanhada pela orquestra, os clássicos "Body and Soul", "'S Wonderful" e um surpreendente tema de Max, "Noites da Madeira", com um arranjo magnífico trazendo uma roupagem jazzística a este "standard" nacional. Maria esteve lindamente, fazendo ainda "scat", realçando o contagiante "swing" da velha canção.
Jean Pierre Gebler, antigo líder do quarteto do Hot Clube de Portugal, no início da década de 70, trouxe consigo a sonoridade dum noneto de músicos belgas de excelente qualidade, executando basicamente "standards". Pena foi que Jean Pierre não se tenha lembrado de tocar temas do filme "Belarmino", em cuja banda sonora tocou as composições de Manuel Jorge Veloso.
Enfim, uma noite de efemérides no Parque Palmela, executadas por músicos ainda muito presentes na cena musical actual.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)