Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

'MENINA E MOÇA' DIA 10 NO TEATRO ABERTO

“Menina e Moça” é o novo espectáculo teatral de Maria Emília Correia com estreia marcada para o próximo dia 10, na Sala Vermelha do Teatro Aberto, em Lisboa.
6 de Janeiro de 2003 às 00:00
Com dramaturgia, encenação e adaptação da própria Maria Emília Correia – que se encontra no Algarve a filmar a telenovela “Saber Amar” (TVI) –, a peça tem por base o romance sentimental com o mesmo nome da autoria de Bernardim Ribeiro.

“Menina e Moça” é, para a actriz, “o texto mais feminino da literatura portuguesa, escrito por um homem”. Na adaptação que dele fez para teatro, Maria Emília contou com a ajuda de Teresa Amado, da Faculdade de Letras de Lisboa, uma especialista em Bernardim Ribeiro.

“A peça começa com duas mulheres a falar. Uma conta à outra histórias que ouviu a seu pai e que se encadeiam entre si, as quais são representadas por personagens diversas. De comum só há o ‘lamentador’, interpretado por Virgílio Castelo”, revelou ao CM Maria Emília Correia, adiantando que o elenco inclui ainda Paulo Pires, Paula Guedes, Sofia Portugal, Joana Silva, Vítor de Andrade e Patrícia Andrade (a “Menina e Moça”). Os figurinos, de época, são de Maria Gonzaga.
Para a actriz e encenadora, a peça constitui “um trabalho difícil”, cujo tema “é o elogio da tristeza”, com base “num texto notável, cuja linguagem foi actualizada (embora não totalmente)”.

“Os meus espectáculos são poéticos e eu mesma sou uma fã – quase uma ‘doente’ – de textos poéticos , o que transporto naturalmente para os meus trabalhos. Assim, em ‘Menina e Moça’, há penumbras, sombras, muita beleza e também surpresa”, adiantou a actriz e encenadora, que destaca a existência, na peça, de “cenas na noite, na floresta e onde chega a haver um combate entre cavaleiros”. A presença de uma narradora, a “Senhora do Tempo Antigo”, foi igualmente destacada por Maria Emília Correia, segundo a qual “a peça irá certamente surpreender”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)