Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Mensagens de Arruda

A Fundação Alberto de Faria e a Tertúlia ‘O Periquita’ continuam sobrados de artes e engenho para elevar os níveis taurinos do nosso País, como um terramoto benévolo com epicentro em Arruda dos Vinhos.

17 de Junho de 2009 às 00:30
Mensagens de Arruda
Mensagens de Arruda

Sucedem-se conferências, colóquios, homenagens, ‘bolsíns’ – isto é, concursos de aspirantes a novilheiros – com jovens de várias nações, festivais com figuras de cariz internacional. Em suma, um conjunto de iniciativas brilhantes que já são habituais naquelas paragens. Suponho até que a própria câmara municipal reconhece que no mapa se está promovendo Arruda dos Vinhos, como, talvez, nenhuns outros o tenham conseguido! Mais uma vez, mensagem de tauromaquia...

Victorino Martin (pai e filho) estiveram presentes com todo o seu peso de prestígio consolidado. Tal como as grandes figuras que são Ortega Cano e ‘Espartaco’, estes ao lado da não menos figura que é o nosso Vítor Mendes. E ainda Juan José Padilla e Pérez Mota, duas presenças habituais nos grandes palcos taurinos do Mundo.

Jovens de Portugal, Espanha, França e México aportaram entrega e revelação, como se confirmou com o lisboeta Manuel Dias Gomes que, competindo com dois novilheiros (um espanhol e um francês), triunfou e o júri atribuiu-lhe o ‘Galardão de Ouro’, decisão unanimemente aplaudida com entusiasmo pelo público presente.

Também se lidou, seu picador, num touro de Victorino Martin. O anunciado Procuna, devido a uma lesão, foi substituído pelo novilheiro Casquinha. Este, com todo o mérito, tirou todo o partido possível do ‘cinqueño’ (touro de cinco anos), merecendo todos os elogios, mormente de importantes taurinos portugueses e espanhóis aqui presentes.

Oxalá tenham efeitos as especiais mensagens de Arruda!...

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)