Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Metallica brilham com a Bela Vista na mão (COM VÍDEO)

O serão de metal, do primeiro dia do Rock in Rio Lisboa, deixou o melhor para o final: os Metallica prometeram e cumpriram, dando, na sexta-feira, um concerto possante, em grande parte dedicado ao famoso ‘Black Album’ (de 1991), que o grupo interpretou integralmente, mas com alinhamento invertido face ao disco.
26 de Maio de 2012 às 13:00
Metallica fecharam a primeira noite do Rock in Rio Lisboa
Metallica fecharam a primeira noite do Rock in Rio Lisboa FOTO: Diogo Pinto
"Os Metallica estão com vocês, Lisboa. Vocês são lindos", disse, logo no arranque da actuação, o vocalista James Hetfield.


Antes, o lado instrumental de ‘The Ecstasy of Gold', de Ennio Morricone, anunciou o arranque do explosivo concerto, que se estendeu por cerca de duas horas de guitarradas, riffs, ritmos acelerados e até efeitos pirotécnicos - já no encore, ‘One', por exemplo, incluiu lasers e fumos, antes do fogo-de-artifício final.

Pela terceira vez como atracções principais do evento, a banda de metal continuou a provar que há muitos e bons fãs em Portugal - ao fim de 30 anos de carreira, os Metallica ainda conseguem criar um genuíno efeito de vibração no público. Já de várias idades.

E isso constatou-se logo desde o início, com as guitarradas carismáticas de ‘Hit the Lights' e a acelerada ‘Master of Puppets'. No final deste tema, Hetfield deu uma das suas gargalhadas sonoras, em sinal de perfeita sintonia com o espírito do público. "Sabe bem estar aqui, não cheira é tão bem. Mas sabe bem estar aqui. É por isso que aqui estamos", ironizou o músico.

O que todos queriam ver (ou melhor, ouvir...) era mesmo a revisitação de ‘The Black Album', anunciada por uma projecção em ecrã gigante que sintetizou na perfeição o longo caminho que o grupo traçou até hoje.

‘Enter Sandman', ‘Of Wolf and Man' ou ‘Sad But True' colocaram o público em delírio, que ainda foi mais longe em ‘Nothing Else Matters', com milhares de telemóveis acesos para guardar o momento...

Para o fim, ‘Seek and Destroy' foi a escolha e surgiu após os entusiásticos pedidos do público para um regresso ao imponente palco.

Segundo uma sondagem divulgada na noite de sexta-feira pela organização, 76 por cento do público nesta estreia ‘pesada' do Rock in Rio Lisboa estavam no festival para ver Metallica.

Contudo, quem assistiu ao efeito de reverência geral durante a actuação dos americanos acha que os valores reais estiveram muito acima. A noite foi deles.
metallica evanescence metal rock in rio parque da bela vista
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)