Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Metallica no divã com os monstros

Depois de ter feito carreira nas salas de cinema dos EUA e de ter impressionado em todos os festivais onde foi exibido, chega finalmente a Portugal o filme ‘Some Kind of Monster’. A obra, contudo, não vai passar pelas salas portuguesas, seguindo directa para a edição em DVD. O lançamento está marcado para o próximo dia 16 e os dois discos – com o filme e mais de sete horas de opções especiais – custarão 25 euros.
3 de Fevereiro de 2005 às 00:00
Realizado por Joe Berlinger e Bruce Sinofsky, ‘Some Kind of Monster’ – o título é retirado de uma canção do último álbum do grupo, ‘St. Anger’ – é, acima de tudo, um emocionante retrato dos Metallica durante aquele que terá sido o período mais conturbado de sempre na vida da banda, que leva já mais de 20 anos de carreira. Um período que o líder James Hetfield apelidou de “o capítulo mais difícil da minha vida”.
Ainda que enraizado na tradição dos documentários musicais, ‘Some Kind of Monster’ é tudo menos um elogio à “maior banda de heavy metal do Mundo”. Pelo contrário, o que se mostra ao longo de mais de duas horas é o desespero de três músicos (quatro, se contarmos com o produtor Bob Rock) numa luta para evitar a tragédia, ou seja, o final de actividades da maior ‘instituição’ do heavy metal.
Ajudados por um psicólogo a cobrar 40 mil dólares por mês e cuja pertinência acaba até por ser discutida, os Metallica confrontam-se pela primeira vez com os seus fantasmas, dependências, falhas de comunicação, abandonos, conflitos de egos e tudo o mais. Pelo meio nasce um álbum, um parto a ferros filmado na maior das intimidades, com ritmo e momentos de verdadeira emoção.
Daí que, como bem o retratou o baterista Lars Ulrich, “este não seja um filme sobre os Metallica, é sim um filme sobre relações”. Na verdade, ‘Some Kind of Monster’ está mais perto de um drama do que de um épico sobre estrelas do rock’n’roll. Pena só que não passe no grande ecrã como merece, onde teria, com certeza, um comportamento digno na tabela de ‘box office’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)