Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

“Ministério não pode garantir o festival”

O Fantasporto 2009 – XXIX Festival Internacional de Cinema do Porto, arrancou ontem com a exibição de dois filmes ‘Blade Runner’ e ‘A Ilha’. Apesar da abertura oficial ser apenas na sexta-feira, durante os próximos quatro dias o público terá ao seu dispor um conjunto de eventos ligados ao cinema e à arquitectura.
17 de Fevereiro de 2009 às 00:30
Mário Dorminsky admite que esta seja a última edição
Mário Dorminsky admite que esta seja a última edição FOTO: João Abreu Miranda/Lusa

Apesar do programa deste ano já ter sido elogiado pela alta qualidade, as atenções estão centradas na incerteza que paira sobre a próxima edição, a 30ª do festival.

Na passada quinta-feira, na conferência de apresentação do Fantasporto, Mário Dorminsky, director do festival, afirmou que a edição de 2010 está em causa devido à "retracção dos apoios privados e públicos". A afirmação foi contrariada depois pelo ministro da Cultura, que apesar de admitir reequacionar algumas coisas no festival, garantiu que não está em causa a sua existência.

"Gostava de saber qual é a solução que o ministro da Cultura tem, para dizer com tanta certeza o que disse", questionou ontem o director do festival. Dorminsky explicou ainda, que apenas uma pequena parte do orçamento do Fantasporto (que este ano sofreu uma redução de 150 mil para 120 mil euros) é da responsabilidade do Ministério da Cultura. O restante capital é proveniente de entidades privadas com quem o Fantasporto estabeleceu acordos, que terminam este ano.

"O Ministério não pode garantir a continuidade do festival, a menos que afirme que no próximo ano o investimento do Estado irá aumentar. Até lá, continuamos na incerteza" afirmou o director.

PORMENORES

EXIBIÇÕES DE CINEMA

Será exibido hoje, às 21h15, no Pequeno Auditório do Rivoli, o filme ‘Metropolis’. Quarta--feira será a vez de ‘Ensaio sobre a Cegueira’.

ABERTURA OFICIAL

Oficialmente o Fantasporto arranca sexta-feira. Neste dia será exibido, em antestreia, ‘Che - O argentino’, um novo filme de Steven Soderbergh que só chega às salas nacionais a 19 de Março.

HOMENAGEADOS

Nesta edição serão homenageadas algumas pessoas. José Fonseca e Costa, Wim Wenders e Paul Schrader são alguns dos homenageados.

BILHETES

O preço do bilhete normal é 4 €, para a sessão de abertura ou de encerramento, aumenta para 5 €.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)