Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Ministra da Cultura pede para ser ouvida no Parlamento

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, pediu na terça-feira à noite para ser ouvida no Parlamento para explicar o processo de fusão das administrações dos teatros nacionais de S. João e D. Maria II. É a primeira vez que um membro do Governo pede para ser ouvido em comissão parlamentar.
2 de Fevereiro de 2011 às 10:35
Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura, faz pedido inédito após pedido de demissão de Jorge Salavisa
Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura, faz pedido inédito após pedido de demissão de Jorge Salavisa FOTO: Tiago Petinga

Este pedido surge poucos dias depois da demissão de Jorge Salavisa, presidente do conselho de administração do Organismo de Produção Artística (OPART), que gere os teatros nacionais e a Companhia Nacional de Bailado.

O Orçamento de Estado previa a integração dos teatros D. Maria II e o São João, no Porto, a fim de poupar no primeiro ano 1,8 milhões de euros, o que gerou várias críticas sobretudo do Teatro Nacional São João.

A decisão foi contestada também pelo Partido Socialista, cujo grupo parlamentar se confessou "surpreendido", tendo interrogado na semana passada o Ministério da Cultura sobre as razões da demissão de Jorge Salavisa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)