Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Ministra da Cultura sela protocolo para levantamento de património imaterial

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, sublinhou a intenção do Ministério de proceder ao levantamentode todo o património imaterial existente de norte a sul do País, considerando o Centro Nacional de Cultura, o “parceiro certo” para o fazer.
7 de Janeiro de 2011 às 19:28
Gabriela Canavilhas deseja que as obras cheguem ao público em geral em formato de papel e em digital
Gabriela Canavilhas deseja que as obras cheguem ao público em geral em formato de papel e em digital FOTO: Lusa/Tiago Petinga

O Ministério da Cultura e o Centro Nacional de Cultura assinaram um protocolo para o levantamento do património imaterial português, ao abrigo do qual serão criadas bolsas de lusofonia com a duração de um ano e editadas obras de referência da Cultura lusa, em Português e em Inglês.

No discurso da assinatura do protocolo, a ministra destacou o projecto 'Património Imaterial Português na Ásia', para assinalar os 500 anos da chegada dos portugueses ao Oriente e expressou o desejo de fazer chegar as obras ao grande público, tanto em formato de papel como em formato digital.

Segundo a mesma, o projecto será um roteiro dos testemunhos do património nas culturas locais, nos vocábulos, na gastronomia, nos costumes, rituais, toponímia, lendas e contos, música e danças tradicionais.

A vice-presidente do Centro Nacional de Cultura, Maria Calado, lembrou que este ano se celebra os 500 anos da chegada dos portugueses a Malaca e em 2014 os 400 anos da 'Peregrinação', de Fernão Mendes Pinto, ano para o qual se prevê a conclusão do projecto.

cultura património imaterial gabriela canavilhas ásia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)