Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

MISS UNIVERSO PERDE TÍTULO

A Miss Universo, a russa Oxana Fedorova, foi destituída do título e mandada de volta para casa, revelou uma fonte ligada à organização do evento. A coroa e o título vão agora ser entregues à Miss Panamá, Justine Pasek.
24 de Setembro de 2002 às 21:19
O escândalo, o primeiro do género desde que há 52 anos a competição é organizada, foi comunicado por um porta-voz da organização do certame, que, para já, se escusa a revelar quais as verdadeiras razões que levaram à destituição.

No entanto, de acordo com uma fonte próxima do processo, citada pela agência Reuters, “basicamente ela (Fedorova) foi destituída porque não cumpria as obrigações” inerentes ao título. “É como se de um emprego se tratasse. Se não se cumpre o estabelecido pode-se ser despedido”. A mesma fonte escusou-se, porém, a comentar informações segundo as quais Oxana Fedorova terá casado “secretamente” com o seu namorado - com quem mantém uma relação desde os 16 anos - e que estará grávida.

“Ela engordou sete quilos e meio e pensamos que poderá estar grávida”, revelou, entretanto, o canal britânico Sky News, citando uma fonte bem colocada junto da organização.

Justiça

O título, coroa e demais mordomias da Miss Universo vão agora ser entregues à panamiana Justine Pasek que, curiosamente, era a favorita aquando da realização do concurso, em Maio último.

“É uma pena que não tenha funcionado com Oxana, mas a nova Miss Universo é igualmente bonita e será com orgulho que receberá a coroa”, disse entretanto ao jornal “New York Post” o magnata Donald Trump, que patrocina o evento. Segundo o jornal, uma das funções da Miss Universo é viajar intensamente e comparecer em vários acontecimentos, missão que Fedorova tem recusado. Um deles foi a competição para a eleição da “Miss Teen USA 2002”.

Fedorova, uma oficial da polícia de S. Petersburgo, deliciou a Rússia quando foi eleita, tendo na ocasião o ex-presidente Gorbachev afirmado que ela era a prova de que “os russos podem vencer em todas as competições".

Além da coroa e título, Fedorova perde ainda para Justine Pasek o salário de que dispunha, o uso de um apartamento em Nova Iorque, subsídio para roupa e um lote de viagens à volta do Mundo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)